Começa nesta terça-feira a retirada de parte do lodo do lago no parque da Aclimação, em São Paulo. De acordo com a prefeitura, o material será removido através de sucção em baixa velocidade.

O problema ocorreu quando o lago secou, após a base do vertedouro (equipamento que controla o nível de água) romper em fevereiro do ano passado.

Após a sucção, o lodo será desidratado e depois transportado em caminhões e levado para a Estação de Tratamento de Esgotos ABC, da Sabesp.

Após o rompimento do vertedouro, o lago voltou a receber água, mas a limpeza ficou para depois. A avaliação das condições do lago começou a ser feita em maio do ano passado.

Acidente

Em fevereiro de 2009 um acidente esvaziou o lago, e frequentadores do parque chegaram a protestar contra o reabastecimento sem que o lodo e os entulhos que restaram no local fossem retirados.

Na ocasião, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, afirmou que o reabastecimento do lago sem a retirada do lodo era ecologicamente correto e legal. Ele disse ainda que o lodo retirado seria seco, esterilizado e levado para um aterro sanitário.

FSP