Crianças de três anos têm a oportunidade de conhecer brincando a Amazônia e sua biodiversidade. Durante o projeto De onde vêm as coisas?, desenvolvido pela Escola Internacional de Alphaville, os alunos do Kids 3 (Educação Infantil) acompanharão em visitas monitoradas no minizoológico da escola e no Zooparque Itatiba, a 80 km de São Paulo, como vivem os animais da maior floresta tropical do mundo.

O objetivo é proporcionar às crianças o contato direto com a natureza, aprendendo in loco e de forma integrada os conteúdos de disciplinas como ciências biológicas e sociais e estimulando a preservação ao meio ambiente.

Serão bichos como cavalos, ovelhas, pavões, cabras e coelhos em uma área arborizada, com fonte de água e mantida pela Escola Internacional que as crianças terão o primeiro contato com as características dos animais, seu habitat, alimentação e reprodução das espécies para entender o que acontece na floresta.

Os pequenos vão ao minizoológico acompanhados de seus professores e interagem em segurança com os bichos, sob a supervisão de um profissional especializado. Durante essas visitas, os alunos terão a chance de acompanhar o nascimento e desenvolvimento de algumas espécies como pintinhos e porquinhos da índia, relacionando-os com o desenvolvimento dos animais silvestres. Depois, em sala de aula e no laboratório de ciências, cada um conta o que viu e reproduz em desenhos, pinturas e maquetes a sua experiência.

Já no Zooparque Itatiba, zoológico privado com área de 500mil m² e mais de 1.400 animais, os alunos vão conhecer de perto as espécies que vivem na Amazônia como as antas, macaco aranha, araras, tucanos, jiboias e as jaguatiricas. Nessa visita também serão apresentados outros aspectos do ecossistema da floresta, como a vegetação, solo, relevo e hidrografia. E, após o passeio, com a ajuda dos professores, as crianças realizarão o plantio de cajueiros, mandiocas e guaranazeiro, espécies nativas da região.

Outras ações
Os alunos poderão conhecer também o povo e a cultura local. Em aulas especiais de artes, a garotada vai colocar a “mão na massa” e conferir a confecção de potes e travessas feitas com argila, pinturas com urucum – semente típica da floresta, além de montar uma fantasia de boi-bumbá, com colagem de fitas e adereços.

“A Amazônia possui grande importância para a estabilidade ambiental do planeta. Além de sua reconhecida riqueza natural, ela abriga expressivos conjuntos de povos indígenas e populações tradicionais que incluem os ribeirinhos. Esse projeto vem alimentar o conhecimento das crianças sobre as diversas formas culturais existentes no Brasil e a importância de se preservar a Amazônia e sua biodiversidade para benefícios de todos”, completa Roberta Deliberato, coordenadora pedagógica da Educação Infantil.

Mais sobre a Escola Internacional de Alphaville
Escola brasileira de educação internacional, a Escola Internacional de Alphaville tem dez anos de história. Criada por um grupo de educadores que queria oferecer a seus alunos um conhecimento diferenciado, ela foi construída na região de Alphaville (Barueri, São Paulo) para ser o que de fato é: uma das mais modernas do país. Atualmente, todos os alunos, desde o ingresso na escola (com três meses de idade) e até o Ensino Médio, convivem com o multiculturalismo e com a pluralidade do conhecimento. Aprendem a respeitar diferenças, as raças, as crenças, o meio ambiente e a sociedade. Ali, jovens de várias partes do mundo começam a vivenciar, desde cedo, as mudanças do mundo moderno.

Antes de entrarem na universidade, estes jovens já terão tido aulas de liderança, empreendedorismo, projeto de vida e um trabalho especial de coaching para alunos do ensino médio. A atividade de coaching, uma novidade em 2010, com sessões semanais em companhia de um professor orientador, aprimora os potenciais e identifica as áreas em que cada estudante necessita de maior reforço, preparando-os para a concretização de seus desejos pessoais e profissionais.

Regularmente, palestras exclusivas colocam alunos frente a frente com grandes personalidades do mundo dos negócios. Já passaram pela escola os presidentes da HSM, Microsoft, Korn/Ferry e Starbucks. A escola oferece ainda atividades extracurriculares como patinação artística, judô, natação e ginástica olímpica e mantêm atividades de sociabilização, como as aulas de traffic (trânsito) simuladas em uma minicidade montada na escola (The International Village). Já as aulas de Estudos do Meio dão oportunidade ao aluno de vivenciar os conteúdos das disciplinas através da interação direta com exposições artísticas e culturais e visitas a lugares históricos.

Desde o ensino fundamental, os alunos participam de mesas redondas, debates e seminários, que instigam o senso crítico e privilegiam a formação de líderes nas mais diversas áreas. A consciência social e ambiental é estimulada em atividades voluntárias como o projeto Janelas para o Futuro em que os estudantes do Ensino Médio dão aulas gratuitas de inglês, francês, espanhol, português, redação e informática para jovens de diferentes classes sócioeconômicas da região. A ação foi finalista do Prêmio Escola Voluntária – uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social –, tendo recebido menção honrosa por sua participação. Conhecedores da cultura de diversos países e com capacidade de se comunicar com fluência em vários idiomas – principalmente português, inglês e espanhol –, os alunos da Escola Internacional de Alphaville se preparam, ano a ano, para contribuírem para um mundo melhor.