A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Siemens uniram forças para tornar as cidades mais habitáveis e promover o desenvolvimento urbano sustentável. O acordo foi assinado durante Fórum Urbano Mundial, no Rio de Janeiro. A Siemens e a Fundação Siemens serão parceiras na Campanha Urbana Mundial (CUM) do programa ONU-HABITAT – agência da ONU para habitação e desenvolvimento urbano. O programa reúne representantes das cidades, agências governamentais, setor privado e das organizações não governamentais com o objetivo de trabalharem em soluções para as cidades do futuro. Inicialmente, o acordo terá duração de três anos. A assinatura do acordo foi feita pelo presidente da Siemens no Brasil, Adilson Primo, em nome do grupo que atua em mais de 190 países.

“Temos a satisfação de encontrar na Siemens uma parceira que atualmente ajuda a impulsionar o desenvolvimento sustentável, fornecendo tecnologias inovadoras e o entendimento necessário do que as cidades precisam”, afirma Nicolas You, responsável pela Campanha Urbana Mundial ONU-HABITAT. Inicialmente, a Siemens fornecerá à Campanha especialistas em áreas relacionadas a diversos desafios de infraestrutura. Além disso, estão programados projetos em conjunto. A Fundação Siemens atuará nas áreas de educação, soluções básicas para infraestrutura e assistência ao autodesenvolvimento.

As megacidades ao redor do mundo apresentam à humanidade problemas cada vez maiores. Atualmente, mais da metade da população mundial mora na zona urbana, e é esperado que esse número chegue a 70% até 2050. Essas pessoas precisam de água potável e ar limpo, bem como infraestrutura eficiente de saúde e transporte. A Siemens tem como contribuir de maneira decisiva com o maior portfolio para atender às necessidades das cidades sustentáveis: desde sistemas para tráfego de massa e transporte do grande público sobre trilhos a prédios com iluminação mais eficiente, geração de energia e tratamento da água. A Siemens já é uma das fabricantes líderes de turbinas eólicas e produz a mais eficiente turbina a gás do mundo.

O Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas, ONU-HABITAT, é a agência da ONU dedicada a assentamentos humanos. Ele tem a incumbência, delegada por mandato da Assembléia Geral da ONU, de promover a sustentabilidade social e ambiental de cidades de pequeno a grande porte, com o objetivo de proporcionar abrigo adequado para todos.

Durante o V Fórum Urbano Mundial, a organização da ONU-HABITAT promoveu painel de debates (Business Caucus) a respeito do potencial para um futuro mais “verde” para as cidades. Sérgio Boanada, diretor regional da Siemens no Rio de Janeiro e responsável pela área de megaeventos da empresa, fez uma apresentação sobre as possibilidades que as grandes capitais do país têm em melhorar a qualidade de vida das cidades brasileiras. De acordo com Boanada, fatores como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016 podem ser catalisadores para o desenvolvimento de soluções sustentáveis. No caso da Copa do Mundo, 12 cidades brasileiras se preparam para estes e outros megaeventos planejados para ocorrer nos próximos anos, como é o caso do Rio de Janeiro, que será sede dos jogos olímpicos de 2016.

Mais sobre a Fundação Siemens
Fundada em setembro de 2008 como uma fundação filantrópica constituída de acordo com o Direito civil, possui matriz em Munique e dotação da Siemens AG de € 390 milhões para o capital de fundação. Portanto, continua a tradição da empresa de mais de 160 anos de compromisso social. A tarefa da Fundação Siemens é encontrar respostas para os desafios sociais globais, destacar as oportunidades e propiciar assistência para autoajuda nas emergências. De acordo com a missão da Fundação, o foco de suas atividades é compromisso social, educação, tecnologia, bem como arte e cultura. O trabalho da Fundação Siemens é principalmente operacional, ou seja, ela inicia seus próprios projetos e os implanta. Para mais informações, visite: www.siemens-stiftung.org.

Assessoria de Imprensa