A Páscoa no Circuito Turístico Costa da Mata Atlântica, um dos mais tradicionais pólos turísticos do litoral paulista, deve ser agitada neste ano. Composto por Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, o circuito deve aproximadamente 12% a mais de turistas do que o mesmo período do ano passado.

De acordo com os executivos do Circuito Turístico Costa da Mata Atlântica, a expectativa é que este seja um dos outonos com temperatura mais elevada dos últimos anos, o que deve atrair muita gente ao litoral. Outro fator de destaque é o momento econômico no Brasil. Se em 2009, ainda sob os reflexos da crise econômica mundial, a movimentação foi boa, espera-se que em 2010 seja ainda melhor.

Tradicionalmente, alguns pontos turísticos da região são procurados em feriado religioso como este. Em Santos, há visitas monitoradas às igrejas e santuários; em Bertioga, existe o famoso Forte de São João, construído em 1532, que recebeu a atual denominação após a construção de uma capela em louvor a São João Batista, em 1765; em São Vicente – assim denominada em 1512 por Américo Vespúcio, em homenagem ao santo do dia em Portugal – tem o Parque Cultural Vila de São Vicente, uma reprodução de vila colonial dos séculos XVI e XVII.

A região ainda oferece outras opções de turismo histórico e religioso nas cidades de Cubatão, Mongaguá, Peruíbe, Itanhaém, Guarujá e Praia Grande, já que algumas delas estão entre as mais antigas do Brasil.

Costa da Mata Atlântica
O Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica trata-se de projeto composto por ações de curto prazo desenvolvido a partir do 1º Fórum de Desenvolvimento do Turismo Regional da Costa da Mata Atlântica, realizado em 2006. A partir dele, foi possível definir pontos estratégicos comuns, tendo como foco o aumento no número de visitantes. Para isso, o plano é fomentar o turismo de baixa temporada, criando ações eficazes que destacam a diversidade turística da região.

Assessoria de Imprensa