Nos anos 70 e 80 a cidade de Cubatão no litoral paulista, via o episodio chamado Vila Socó e a implantação de um enorme parque fabril ficou mundialmente conhecida como a cidade da poluição e da destruição. Após traumático incêndio que envolveu centenas de pessoas, a cidade símbolo da poluição, foi se transformando ate chegar à cidade Símbolo da Ecologia mais de duas décadas após a traumática ocorrência.

Este  modelo de mudança de poluição pode ser neste inicio de século XXI para a cidade de Porto Velho que acaba de receber dois títulos nada agradáveis de poluição, ou seja, de campeã de desmatamento nacional e de pior saneamento do país numa mesma semana.

Num momento em que grupos ambientalistas lutam arduamente para fazer da capital das Usinas Hidrelétricas do Madeira, o Hub da Sustentabilidade, certamente que estes títulos poluidores representam enorme desafios para reversão nos próximos anos e Cubatão pode exportar para a Amazônia a sua grande experiência de mudanças ambientais.

O IX Seminário Internacional de Sustentabilidade e X Premio Ecoturismo e Justiça Climática, nos dias l7 e l8 de novembro na Faculdade São Lucas, em Porto Velho, prometem juntar grandes nomes da sustentabilidade para apontar soluções para a Cop. l7 que buscara mitigações e reduções de questões climáticas e a Rio + 20 em 20l2, vai tentar que buscar força redobrada para mostrar ao Brasil e ao mundo seus compromissos sócios e ambientais.

Celebridades ambientais como Eugenio Scanavinno da Saúde e Alegria, um projeto de reconstrução de vidas ribeirinhas no Pará recentemente focalizado na Ação e Reação da Globo, é um dos médicos confirmados para apresentar conferencia para o grande publico nesta mega seminário ambiental. Outro celebre convidado é o líder indígena Marcos Terena que representa a comunidade indígena na Rio + 20 e Almir Surui prometem dar o lado social e indígena ambiental ao encontro ambiental.

Jose Graziano da Fao é um dos principais convidados e deve confirmar sua presença nos próximos dias. Valter Cardeal com sua vasta experiência na Eletrobrás e seus modelos de usinas sustentáveis e ações junto ao entorno da Belo Monte deve mostrar força ambiental e elétrica ao evento.

A Ministra de Desenvolvimento Social Tereza Campello é uma das celebridades que deve mostrar sua força no evento mostrando o trabalho de erradicação de miséria e pobreza no pais.

Na área da construção sustentável um dos nomes famosos é o do arquiteto Mestre Antônio Macedo Filho da Eco Building e Leed Green associate falara com engenheiros e arquitetos com debatedores como o Eng. Mauricio Vasconcelos do Sinduscom, um dos craques em energia eólica sobre as novas cidades sustentáveis brasileiras.

Rafo Leon o mago das filmagens e jornalismo peruano está na lista dos convidados para falar sobre a Interoceânica recentemente  inaugurada ligando o Peru, Rondônia e Acre e diplomatas peruanos devem falar sobre arqueologia de Puno e centenário de Machu Picchu e modelo de integração entre os povos fronteiriços, assim como cineastas peruanos , acreanos e rondonienses, exibirão na primeira noite avant premières de filmes no Festival Curta Amazônia, parceira do seminário na área cultural.

O líder esportivo Heitor Costa Jr é um dos convidados para falar sobre a Copa do Mundo Verde e Sustentável e como Rondônia deve ficar entre duas grandes cidades sedes de Copa que são Manaus e Cuiabá e aproveitar o potencial de turismo com sustentabilidade para 20l4.

Tecnologia com inovação e sustentabilidade, fontes e energias renováveis serão outros dois painéis do encontro ambiental que terá mesas de exposição na São Lucas para mostra dos patrocinadores e apoiadores com vídeos institucionais em exibição.

O Premio Ecoturismo em 20ll agraciara nomes como La Bündchen, Tereza Campello, Joao Capiberibe, Camilo Capiberibe e mais alguns nomes que serão apresentados à imprensa nos próximos dias.

O Seminário sustentável tem patrocínio da Eletrobrás, Usinas Ferreira Gomes e apoio de Fecomercio RO, Asbea, Ceise, Reob, O Nortão, Alto Madeira, Fórum Permanente da Amazônia, Teklatur, Termonorte, Coca Cola, Faculdade São Lucas, Noticia na Hora e um grande numero de apoiadores que recolocarão Porto Velho no patamar de Hub da sustentabilidade e apresentando números expressivos para a economia rondoniense que gerará recursos com milhares de pessoas na capital rondoniense nestes dois dias de cidade sustentável.

 

 

Jessica Amador, assessoria de imprensa do IX Sem Internacional de Sustentabilidade e X Premio Ecoturismo e Justiça Climática.