Guará, símbolo de CubatãoSerá na próxima terça-feira (24/3), às 16 horas, a primeira reunião do grupo de trabalho formado para preparar a promoção “Lixo que vira luxo”, que tem como primeira meta garantir a decoração natalina deste ano nas principais vias públicas de Cubatão.

O encontro será na sede da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), onde nesta quinta-feira (19/3) representantes dessa entidade apresentaram o pré-projeto à comunidade e aos representantes da Comissão Municipal de Emprego.

Com o lema “O Natal de Cubatão vai ser feito também por você”, o objetivo é usar grande número de garrafas PET de refrigerante – que normalmente iriam para o depósito de lixo ou seriam jogadas, poluindo a Natureza – na ornamentação natalina de Cubatão. Além do viés ecológico, a promoção é também de conscientização e transformação social, buscando elevar a auto-estima da população, como explicaram os autores e apresentadores da idéia, a diretora da Acic, Gilda França, e Aguinaldo F. de Aguiar.

Representando o governo municipal, o vice-prefeito, Arlindo Fagundes Filho, deu o seu apoio à idéia, prontificando-se a auxiliar na realização do projeto através dos diversos setores da Prefeitura. Aliás, participaram do encontro funcionários de diversas áreas (Indústria e Comércio, Cultura e Lazer, Meio-Ambiente, Comunicação Social, Fábrica da Comunidade), além de representantes do Instituto Federal (ex-Etec), da Cooperativa Mãos-de-Fibra, Rotary Club e outras entidades.l

Gilda lembrou que projetos desse tipo têm sido desenvolvidos com sucesso no Rio Grande do Sul, no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro, e em Cubatão o plano é iniciar com a decoração natalina, mas desenvolver também outras atividades semelhantes. O grupo espera contar com o apoio de comerciantes e indústrias, de todas as escolas cubatenses, empresas e sindicatos, envolvendo assim a maior parcela possível da população.

Ações – Inicialmente, serão feitos mutirões para coleta de garrafas PET e caixinhas de leite, principalmente junto a bares, restaurantes e indústrias (as que já foram jogadas nos mangues não servem), evitando que sejam despejadas em lixões e cursos d’água, estudando-se a possibilidade de realizar gincanas escolares para estimular esse recolhimento. Serão definidos locais para recolhimento e armazenagem do material, e montadas equipes para a higienização e separação do material.

Ao mesmo tempo, serão buscados apoios financeiros para os materiais complementares (cola e arame, por exemplo) e para formar uma ajuda de custo para os artesãos que confeccionarão as peças decorativas. Sacos de lixo e veículos para o transporte do material também serão necessários, como prevêem os idealizadores do projeto.

Será proposto que o concurso municipal de decoração natalina contenha, na próxima edição, a cláusula de exclusividade para concorrentes que usem materiais recicláveis. Aliás, foi lembrado que um prédio na Rua Santos já utiliza materiais na sua decoração natalina há vários anos.

Além de recicladores e artesãos, devem ser convidados a integrar o projeto os professores de educação artística das escolas. A Fábrica da Comunidade, que tem experiência em artesanato com esses materiais, ajudará na orientação aos artesãos.

A idéia é decorar os principais vias onde se concentra o comércio cubatense, como a Avenida Nove de Abril, a Avenida Brasil, além das praças e entradas de bairros, e ainda formar um “jardim natalino”, com uma grande árvore natalina, na Praça dos Emancipadores, onde se situam Prefeitura e Câmara.

Após o Natal, o material decorativo será doado à cooperativa de reciclagem, bem como as sobras de material que não puderem ser aproveitadas no projeto.

As diversas etapas do projeto poderão ser acompanhadas via Internet pelo endereço http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/lixoluxo.htm

Fonte: Assessoria de Imprensa de Cubatão

Foto: Jairo BD