Após 19 dias de buscas intensas, o corpo do brasileiro Gabriel Buchmann,de 28 anos, foi encontrado nesta quarta-feira, dia 5 de agosto. A assessoria do Itamaraty confirmou a notícia, vinda de equipes que faziam as buscas pelo economista.

A família do rapaz não quis falar sobre o assunto e começa o trabalho para realizar o resgate do corpo, no qual será contratado um helicóptero para ajudar no traslado. Nos últimos dias, os amigos de Gabriel, por meio de um blog, tentaram arrecadar fundos para aumentar o time de buscas no território africano.

As buscas também contaram com membros do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, que partiram do Brasil na terça-feira, dia 4 de agosto. O tenente-coronel Alex de Almeida Borges anunciou, no início do mês, onze homens da corporação, sendo quatro oficiais e sete soldados para ajudar nas buscas. Além dos Bombeiros, moradores locais, guias e uma equipe, formada por canadenses e norte-americana, especializada em resgate, também percorria a região do Malauí.

A autópsia do jovem será realizada no país africano para descobrir as causas da morte. O grupo de terra encontrou o brasileiro que estava desaparecido desde 17 de julho, quando iniciou sozinho a subida no Monte Mulanje.

Gabriel viajava pelo mundo e já tinha passado por cerca de 60 países entre Ásia, Oriente Médio e África em busca de conhecimento de outros povos. O Malauí era o último destino do brasileiro, que já tinha passagens compradas para retornar ao Rio de Janeiro no último dia 28.

Folha de São Paulo