É notória a contribuição do deputado Eduardo Valverde (PT/RO) às associações rurais do Estado de Rondônia. Tanto que nesta terça-feira (11) o parlamentar recebeu em seu gabinete em Brasília, a vista do prefeito de Alta Floresta, Daniel Deina (PTN) e dos vereadores Luiz Mauro (PMDB), Edmar Boldt (PSB) e Jarlei Batista (PCdoB).

Na ocasião, o prefeito solicitou a destinação de recursos, via emenda parlamentar, para a aquisição de tratores traçados com implementos, além de sete tanques resfriadores de leite.

Valverde disponibilizou para esse pleito R$ 200 mil, via Secretaria Municipal de Agricultura de Alta Floresta, que irá gerenciar os equipamentos visando atender a todas as associações rurais do município, 34 associações no total.

“Sabemos da importância do cooperativismo e das associações rurais para o fomento das atividades agrícolas. Cada produtor individualmente não conseguiria adquirir os equipamentos necessários para alavancar sua produção”, ressaltou o deputado.

Para 2010 o deputado Valverde também se colocou à disposição da Secretaria, que será contemplada com máquinas do tipo retorescavadeira, além de caminhões que ajudarão o cascalhamento dos curais dos produtores de leite. Conforme Deina, essa ação nos curais é necessário por conta do inverno chuvoso da região Norte, que acarreta o atolamento dos caminhões que recolhem o leite.

Segundo o prefeito, Alta Floresta tem se destacado com um grande produtor agrícola, município é um dos maiores potenciais agrícola de Rondônia e ainda tem uma bacia leiteria em crescimento.

O prefeito explicou ainda, que o gerenciamento dos equipamentos será feito pelo Conselho Municipal de Agricultura, onde o agricultor cadastrado fará um depósito no valor de 50% do valor normal da hora e poderá executar o serviço.

O aluguel desses equipamentos é necessário, lembrou o prefeito, para que os equipamentos tenham a manutenção adequada e atenda a todas as associações, além de permitir uma durabilidade maior dos equipamentos. “Quando a máquina quebrar ou acontecer algum problema o Conselho juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura farão os reparos necessários para que as  máquinas tenham uma vida útil muito maior e possamos atender  por muitos anos aos agricultores”, observou.

Assessoria de Imprensa do deputado Valverde