Quando pensamos nos animais em cativeiro, à nossa mente vem a imagem dos bichos confinados a pequenos cercados, mal nutridos e com a aparência judiada. Essa lembrança nos causa repúdio e pena do animal, distante do seu habitat natural e triste com o isolamento.

Felizmente este conceito é coisa do passado.  A preocupação globalizada com a preservação da natureza comoveu empresas, governos, escolas e chegou com força aos parques temáticos nos Estados Unidos. Orlando, um dos destinos que mais recebem crianças no mundo, abriga os maiores parques que unem diversão, adrenalina e educação voltada à preservação da natureza focada principalmente no reino animal, onde os antigos cativeiros foram substituídos por grandes espaços que recriam com perfeição os habitats naturais das espécies.

Esta iniciativa tem valor inestimável para o futuro das próximas gerações e para o planeta. Sem dúvida a melhor forma de preservar o futuro é investir no presente. Criança que conhece, interage, aprende e gosta dos animais, pensará muitas vezes antes de destruir seu habitat e conseqüentemente o animal.

Por este motivo é imprescindível incentivá-las a entender a importância da mensagem que cada um dos parques passa com o objetivo de promover a consciência da conservação da vida selvagem por meio de informações, interatividade e programas educacionais.

Sea World
A vida marinha é o principal foco deste parque que também é centro de pesquisas e reserva animal. Além dos shows apresentados por orcas, golfinhos, leões marinhos entre outros, o Sea World propicia experiências extraordinárias aos seus visitantes.

A área nomeada Key West at SeaWorld  é um dos principais atrativos interativos do parque, enquanto recria a atmosfera charmosa da cidade de Key West, convida aos visitantes a alimentar e tocar animais como golfinhos e arraias. Entretanto não fixem-se apenas na interatividade, no entorno das lagoas há muita informação e os monitores também esclarecem dúvidas sobre a vida destes animais e seus habitats. Falar inglês ajuda muito, mas mesmo que você não seja um expert na língua, dá para entender boa parte do conteúdo.

Uma das atrações que mais gostamos foi o Manatee Rescue, este peixe encanta a todos com seu jeito meigo e desajeitado. Segundo informações do parque: “todos os peixes-boi (manatees) deste habitat foram resgatados pelo time do SeaWorld, os que se recuperam e se tornam saudáveis são devolvidos à natureza”. Conte às crianças sobre a importância deste trabalho de resgate, principalmente com animais em extinção, caso deste imenso peixe.

Barulhentos, as focas e leões marinhos californianos vivem no Pacific Point Preserve. Aproveite para mostrar a seus filhos as diferenças entre os habitats. Neste espaço o ambiente reproduz a costa rochosa do oceano Pacífico.

O Shark Encounter leva os visitantes de encontro aos animais mais fascinantes do fundo do mar: os tubarões. Lindos, enormes e nem tão assustadores do outro lado do painel de acrílico, seduzem os olhos curiosos de todos que atravessam o túnel. Não passe por ele apenas uma vez, retorne e observe os outros animais que compartilham o espaço como: enguias, barracudas e peixes venenosos. Volte outra vez e atente para vegetação e pelas informações que apontam as diferenças entre as espécies. Só depois disto, fique satisfeito.
Ainda em Sea World não perca a chance de observar e distinguir mais de seis espécies de pingüins num habitat mantido em temperatura abaixo de zero, retratando os abismos rochosos do pólo sul e suas águas gélidas no Penguin Encounter. Acesse o site do Sea World para outras informações: www.seaworld.com.

Para quem pretende ir além, e literalmente mergulhar no mundo submarino, o Discovery Cove, outro parque da mesma rede do Sea World, oferece a oportunidade única de nadar com golfinhos, arraias e mergulhar num recife de coral. Uma vivência inesquecível para pais e filhos. Informações e reservas acesse: www.discoverycove.com

Aquática
Enquanto aproveita as aventuras e escorrega nos toboáguas, quem visita este parque aquático encanta-se com sua atração principal: os golfinhos-de-Commerson. Esta adorável espécie originária da América do Sul algumas vezes é confundida com as orcas. Durante horários programados você pode vê-los bem de perto sendo alimentados pelos monitores, neste momento é interessante observar e distinguir as diferenças entre estes animais. Não vou dizer aqui quais são, deixo para o leitor fazê-lo junto aos seus filhos numa divertida brincadeira educativa.

O ecoturismo no Aquática não para por aí, entre as atrações estão espalhados pelo parque animais incríveis como: tamanduás gigantes, tartarugas, pássaros e peixes exóticos. Todos os habitats possuem informações básicas sobre as espécies.  Atente também para a flora do parque inspirada nos mares do sul. Acesse o site para mais informações: www.aquaticabyseaworld.com.

Animal Kingdom
Celebrar o Reino Animal é o intuito principal deste parque que faz parte do Complexo Disney World. O Animal Kingdom conta com 1.700 animais de 250 espécies ambientados em diferentes ecossistemas, uma chance imperdível de desvendar a majestade de parte de nossa natureza.

Para começar sua visita com foco no ecoturismo, siga direto ao Rafiki’s Planet Watch, pegue o trem Wildlife Express para a área do Conservation Station, a viagem leva apenas 5 minutos e você pode ficar por lá quanto tempo desejar.

Este espaço é dedicado à preservação da natureza e abriga o berçário  do Animal Kingdom; os monitores do local estão sempre dispostos a explanar sobre como são criados os diversos animais do parque e os cuidados destinados a eles.

Por toda a Conservation Station existem informações sobre os animais em extinção e o que podemos fazer para evitar seu desaparecimento. Há também mostras dos perigos da degradação do meio ambiente, um dos exemplos é a destruição com serra elétrica das florestas tropicais, que você pode vivenciar junto aos seus filhos, dentro de uma das atrações da área.

Na Affection Section, uma grande oportunidade de interagir diretamente com animais amigáveis tais como: cabras, carneiros, porcos, galinhas, lhamas, entre outros.

A pérola do Animal Kingdom está na “África”, desta área do parque sai o safári que leva os visitantes à savana. Avistar os animais por aqui não é difícil, porém como o espaço é bem grande, fique atento. O guia do jipe informa aos aventureiros as características dos animais relacionando-os com o meio ambiente. Se tiver oportunidade, faça novamente o passeio apreciando o diversificado ecossistema da savana bem retratado nesta atração.
Percorra a Pangani Forest Exploration Trail e aprecie a natureza verdejante deste vale africano. No aviário, pegue o folder plastificado na entrada e divirta-se identificando os pássaros exóticos por meio das fotos. Pelo caminho observe os hipopótamos, os peixes coloridos e termine a trilha num encontro com um bando de gorilas. Pare no grande quadro explicativo e compare o ser humano com estes fascinantes primatas.

Viaje para a “Ásia”, mais precisamente pelas selvas da mística Anandapur Royal Forest pela Maharajah Jungle Trek, fique bem pertinho dos morcegos, dragões de Komodo e dos tigres que habitam as ruínas de um antigo palácio. Aborde os monitores do local que têm consigo elementos e informações que enriquecem o passeio.

Marco central do Animal Kingdom, a árvore da vida (Tree of life) tem em seu tronco, ramos e galhos, 325 animais esculpidos com perfeição. Uma ótima parada para descanso e observação.

Dentro do Walt Disney World Resort, outro parque que permite o contato e interação com os animais é o Typhoon Lagoon.  Entre as atrações do parque aquático, encontramos no Shark Reef a possibilidade de realizar um mergulho livre (com snorkel fornecido pelo parque gratuitamente) em meio a um recife de corais repleto de peixes, arraias e até tubarões de pequeno porte. As crianças precisam ter no mínimo 10 anos e estar acompanhada de um adulto para esta atividade. Acesse o site: www.waltdisneyworld.com e link para os parques Animal Kigdom, ou para o Typhoon Lagoon para mais informações.

Nos arredores de Orlando

Bush Gardens
Com mais de cinqüenta anos de história, e famoso também por suas montanhas russas radicais, o Bush Gardens, localizado em Tampa, a 137km a oeste de Orlando, é um dos pioneiros em exibir, cuidar e preservar os animais e o meio ambiente.

Conta com mais de 2.000 animais exóticos. Nos habitats perfeitamente recriados, estão algumas das espécies mais ameaçadas de extinção do mundo.

Espalhados em pontos estratégicos, tratadores oferecem a possibilidade de conhecer de perto alguns animais, no caso dos amigáveis, os visitantes poderão até tocá-lo. Você também poderá questioná-los a respeito da vida do bicho na natureza e no parque.
O Rhino Rally, um safári pelo Serengeti Plain (referência ao Parque Nacional de Serengeti na Tânzânia), é uma atração especialmente interessante que proporciona a possibilidade de avistar zebras, elefantes, antílopes, gazelas, aves, crocodilos, girafas, entre outros animais.  Outra opção de avistá-los é pegar o teleférico (Skyride) que contorna esta área.

O diferencial do Bush Gardens são os Vips Tours onde o contato com os animais é mais estreito e interativo, você poderá conversar com veterinários envolvidos com as espécies ameaçadas, e conhecer os esforços  de conservação que o Busch Gardens e a fundação WWF fazem para protegê-los. Para isto é preciso fazer uma reserva no Adventure Tour Center e pagar um extra pela atividade.

Um dos tours mais empolgantes é o Keeper For A Day, onde o visitante é convidado a passear pelos bastidores do parque e realizar o curso Zoo Keeping 101. No programa, a oportunidade de  vivenciar a incrível experiência de ser um tratador de animais no Busch Gardens Tampa Bay.  O custo deste tour também não está incluído no valor do ingresso do parque e é necessário reserva. Acesse o site do Bush Gardens para outras informações: www.buschgardens.com

É importante ressaltar também a grande ação a favor da natureza da Busch Entertainment Corporation que criou o SeaWorld & Busch Gardens Conservation Fund, “uma fundação de caridade sem fins lucrativos comprometida em conservar e manter a vida selvagem e seus habitats, pesquisa, educação e programas de resgate de animais por todo o mundo.”

Para as informações sobre animais, ecossistemas, auxílio para professores, jogos interativos para as crianças, entre outras informações, visite o site: www.buschgardens.org (inglês)

Passeio de Airboat
Localizada em Kissimmee, a 38 km de Orlando, a proposta deste passeio é explorar a parte central do Parque Nacional Everglades, que abriga um ecossistema úmido e alagado, que faz lembrar um pouco o nosso Pantanal.

Neste belo cenário natural praticamente intocado, o ecoturista sentirá a emoção de, a bordo de um airboat, observar a vegetação composta de ciprestes, árvores e a vegetação dos pântanos enquanto descobre a vida selvagem composta de aves exóticas, tartarugas, cobras e jacarés.

A Airboats Rides at Boggy Creek oferece três diferentes tours: o de meia hora, o noturno e um tour privado de 45 minutos para grupos de no mínimo seis pessoas. Para informação e reservas, acesse o site: www.bcairboats.com.

Nem sempre poderemos proporcionar aos nossos filhos a oportunidade de conhecer e interagir de forma tão divertida e rica com ecossistemas de diferentes partes do planeta em apenas um local. Nas suas próximas férias em Orlando aproveite o potencial educativo dos parques e pratique ecoturismo com sua família.

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:
Trilhas & Rumos: www.trilhaserumos.com.br
Timex: www.timex.com.br

Apoio de:
VIP´s Tur e Câmbio: WWW.vipsturecambio.com.br
VIVO Zap: www.vivo.com.br
Botas Chiruca: www.botanatrilha.com.br
Gatorade: www.gatorade.com.br
Moça Bonita Café & Bistrô: R. Alexandre Dumas, 1102 – SP

Visite o site da Família Muller: www.familiamulleraventura.com.br
Para contratar nossas palestras contate: falecom@familiamulleraventura.com.br