Fernanda Valente
Antes de sair jogando tudo nas malas, é necessário primeiramente consultar o seu médico para saber se os seus exames de rotina estão OK. Além disso, é importante saber se as vacinas estão em dia, principalmente se você pretende sair do país, pois assim evitará epidemias e infecções graves. Um bom planejamento de viagem faz toda a diferença, para ser tranquila, dependendo de qualquer tipo de roteiro. Qualidade de vida e saúde é tudo!
Para quem pretende experimentar o turismo ecológico não pode esquecer nunca de levar repelente, tênis adequado para trilhas, pois dependendo do passeio, alguns trechos são escorregadios. Não deve esquecer de levar mochila, frutas e muita água para se hidratar durante o caminho. Por baixo da roupa, já vá com a roupa de banho, pois em alguns lugares são permitidos mergulhos e banhos de cachoeiras. É ideal levar uma muda de roupas reserva na mochila. Nunca se sabe a aventura que encarará no meio do mato.
Se for viajar com crianças em passeios ecológicos, pesquise primeiro se é permitido. Alguns lugares já são adaptados para passear com crianças e deficientes físicos. Por isso, antes de escolher o roteiro, já pesquise as regras do lugar.
Experimentar a gastronomia brasileira e de outros países é maravilhoso, mas muito cuidado com os frutos do mar, é necessário saber primeiro se você possui algum tipo de alergia. Crianças até dois anos não podem consumir esses alimentos. Tome muito cuidado também com alimentos vendidos na rua, evite as frituras.
Observe se todos os seus documentos estão na carteira, leve sempre uma Xerox na mala. Isso evitará milhões de problemas. Tenha em mãos o plano de saúde e também o plano do SUS que todo viajante brasileiro pode obter.
Além de todas essas dicas, leve sempre um saquinho na mochila e jamais jogue lixo na natureza. Não esqueça a máquina fotográfica e tire muitas fotos! Afinal, viajar nos torna ricos de lembranças. Aproveite o momento!