A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2223/07, que cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) para financiar ações de adaptação à mudança climática e projetos de controle da emissão de gases do efeito estufa. A matéria ainda deve ser analisada pelo Senado.

Cobrança maior em conta de luz
Empresas de energia elétrica reconheceram, nesta semana, que cobraram em suas contas de luz valores superiores aos que deveriam ter sido pagos pelos consumidores. O erro ocorre desde 2002 e o prejuízo aos cidadãos pode chegar a R$ 10 bi.

Reforma administrativa no senado
O presidente do Senado, José Sarney, afirmou nesta sexta-feira (30) que o projeto de reforma administrativa do Senado, já entregue a cada um dos senadores, ainda poderá receber sugestões. Segundo Sarney, a reestruturação deve ser executada no início do próximo ano. Vamos aguardar que cada um apresente suas emendas já na forma definitiva para que a gente possa compatibilizar num projeto e apresentar ao Plenário para que ele seja votado. Espero que até o fim do ano ele esteja pronto e que, a partir de 1º de janeiro, nós já comecemos a implantar a reforma dentro do Senado – declarou.

Saga dos gaúchos que colonizaram o Brasil
A verdadeira saga vivida pelos gaúchos que deixaram o Rio Grande, principalmente, nas décadas de 60 e 70, para colonizar outras regiões do país, está contada no livro “A Diáspora do Povo Gaúcho”, que o senador Pedro Simon (PMDB) lança na 55ª. Feira do livro de Porto Alegre. A sessão de autógrafos será no dia cinco de novembro, às 15h30min, na Praça da Alfândega. A “Diáspora”, livro editado pelo Senado, registra em 192 páginas, uma parte pouca conhecida da história brasileira, lançando luz sobre um episódio de proporções épicas que, na avaliação de Pedro Simon, “tem uma importância muito maior que as expedições dos bandeirantes dos séculos XVI e XVII”. Conforme o senador, “enquanto os bandeirantes se limitavam a buscar e acumular riquezas, os agricultores gaúchos, filhos de imigrantes italianos e alemães em sua maioria, fugiam da miséria e da falta de terras no Sul, para plantar e viver em outras regiões do Brasil”.

Festival de Gramado é destaque na CTD
A reunião da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados desta semana, que foi transmitida ao vivo pelo site www.camara.gov.br, destacou a presença da organizadora do Festival de Turismo de Gramado, Marta Rossi e do consultor Sergio Prade. Marta informou aos parlamentares sobre as atividades que se realização durante o 21º Festival de Turismo, que acontece dias 19 à 21 de novembro. O tema central do Congresso deste ano é “Enfrentando o futuro da forma criativa – tendências da indústria turística e de viagens”. O presidente da CTD, deputado Afonso Hamm já confirmou presença no evento, onde será um dos palestrantes no dia 20 de novembro, às 9h. O primeiro painel também contará com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto; o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, José Heitor Gularte e experts do trade turístico. Parece que foi ontem quando vi o evento nascer e, ao longo desses, certamente, sem falsa modéstia, também contribui para seu crescimento. Agora, quando ele completa, em 2009, sua maioridade quero dar os parabéns à Marta, Silvia, novos diretores, equipe e a todos que constroem o seu sucesso… Até a próxima!

Artur Hugen