A PEC dos vereadores aprovada nesta quarta-feira (09) contou com o voto do Dr. Talmir. Com 370 votos a favor, a proposta vai devolver às câmaras legislativas a quantidade de vereadores de acordo com o número de habitantes de cada município.

A PEC, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá, surgiu da necessidade de combater a decisão do TSE tomada em 2004, quando, sem alguma explicação o órgão diminuiu a quantidade de cadeiras em todas as câmaras do país.

Dr. Talmir, que sempre esteve a favor da proposta, comentou. “É necessário ter mais políticos que atendam a população nas suas bases”. Outra preocupação do legislativo federal era de não permitir o aumento dos gastos da máquina pública. “Com isso, foram feitos cálculos que proporcionaram a redução com esses novos vereadores”, salienta o parlamentar.

A proposta deverá ser votada mais uma vez no plenário da câmara, por questões regimentais. Os mais de 7 mil vereadores que estão pertos de assumir o mandato trarão um melhor atendimento às suas bases.

Danílio Oliveira