Porto Velho (RO) – A 7ª edição do Fest Cineamazônia (Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia) recebeu mais de 200 produções de todo o Brasil, inscritas até o dia 4 de setembro último, data máxima para concorrer ao troféu Mapinguari. A próxima fase será a seleção dos filmes e vídeos que estarão na mostra competitiva. Um júri técnico está sendo formado para avaliar e escolher as melhores produções.

O Fest Cineamazônia é um festival de curtas-metragens com a temática ambiental. O evento tem se tornado referência nacional pela capacidade de disseminar o cinema para os mais diferentes públicos. Isso é possível por causa da programação simultânea que acontece em espaços alternativos. O público tem acesso facilitado através da Mostra Competitiva, Mostra Paralela, A Escola Vai ao Cinema, Cinema no Beiradão, Mostra Arco Iris, Cinema nos Bairros, e Cinema nos Terreiros.

Contando desde 2003, o acervo do festival já soma mais de mil curtas-metragens. O volume demonstra a importância do projeto para a cultura nacional e regional. Artistas como Lucélia Santos, Chica Xavier, Marcos Palmeira, Othon Bastos, e Dirá Paes já foram homenageados pelo Fest Cineamazônia.

Durante a realização do festival acontecem oficinas técnicas de qualificação profissional. As inscrições serão disponibilizadas em breve no site www.cineamazonia.com. Debates com diretores de filmes participantes também está confirmado para a semana do evento.