Um dragão de cerca de 15 metros e coloridos leões chineses farão apresentações no vão livre do MASP nesta quarta-feira (3), a partir das 19h20, para anunciar a entrada do Ano do Tigre, que será comemorado entre os dias 6 e 7 de fevereiro, na Praça da Liberdade. O evento preparativo há cinco anos ocupa o vão do MASP e terá uma novidade neste ano: uma iluminação especial com muita cor para destacar as danças do Leão e do Dragão. Outras atrações serão os números especiais de lutas marciais, incluindo números acrobáticos e aéreos, preparados pelas academias.
A grande festa acontecerá na Liberdade, bairro oriental da capital. No palco montado na Praça da Liberdade, academias de artes marciais, grupos de danças, músicas e organizações sociais apresentarão, durante o final de semana, rituais e outras manifestações artístico-culturais típicas do país que desponta como grande potência econômica mundial. Também no Bairro da Liberdade, barraquinhas de comidas e artesanato típicos oferecerão um pouco da gastronomia chinesa aos interessados. A festa é organizada pela JCI Brasil-China, entidade internacional que congrega jovens com idade entre 18 e 40 anos com a missão de difundir e promover a integração cultural entre os dois países. A entrada é gratuita.
Para Jacqueline Huang, Presidente da JCI Brasil-China para 2009, o objetivo do evento é incentivar o intercâmbio cultural entre os dois países. “Nossa missão é apresentar esta cultura milenar desconhecida de muitos e que vai muito além do rolinho primavera e do tai-chi-chuan. E, na nossa opinião, isso tem dado certo. Na sua quinta edição, a festa já foi consolidada como grande evento cultural na capital e reconhecido internacionalmente como uma das maiores comemorações do Ano Novo Chinês fora da China”, explica.
Assessoria de Imprensa