A fronteira do Rio Grande do Sul com Santa Catarina guarda um lugar privilegiado para o turismo de aventura, que encontra cada vez mais adeptos e fãs deste estilo de vida. A principal base de apoio para a aventura nos cânions é Cambará do Sul, cidade de 7 mil habitantes, a 180 quilômetros de Porto Alegre. A vizinha São Francisco de Paula também se destaca no turismo rural. No lado catarinense, Praia Grande conta com pousadas, condutores para as trilhas e programação de passeios. Ecoturismo na montanha APARADOS DA SERRA A região abriga o maior conjunto de cânions do relevo brasileiro, trilhas e parques nacionais MA Para quem gosta de apreciar a natureza, os passeios pela manhã são ideais, pois deixam a paisagem mais nítida. Durante o final da tarde aumentam os riscos de nevoeiro.

A melhor época para visitar o local é durante os meses de maio a agosto, pois a possibilidade de chuvas na região é menor, além da melhoria da visibilidade. Hipismo Em qualquer época do ano, cavalgar é um programão nos campos superiores da serra. Na cultura gaúcha, o cavalo está associado à idéia de liberdade, de partir com pouca bagagem e conseguir chegar em recantos onde o automóvel não chega. No alto das coxilhas e na beirada dos cânions, por exemplo. Duas importantes festas regionais são a Cavalgada Aparados da Serra, em julho, e a Cavalgada das Prendas, em setembro.

Canions
Dois parques nacionais concentram as principais trilhas e pontos visitados. No Parque nacional de Aparados da Serra está o cânion mais famoso, o de Itaimbezinho, cujos paredões chegam a 720 metros de altura. Ele é pontilhado de cachoeiras, muitas tão altas que a água se desfaz em névoa antes de chegar ao chão. No Parque Nacional da Serra Geral, dentre os cinco cânions, o de Fortaleza é o principal. Ele é ainda mais alto e extenso do que Itaimbezinho. Aparados da Serra Administrado pelo Ibama, o Parque Nacional de Aparados da Serra possui outros atrativos, além do Itaimbezinho. A Trilha o Vértice é um exemplo. Considerada uma das mais frequentadas da região, oferece caminhadas de até 45 minutos onde é possível observar os cânions e também as cascatas Véu da Noiva e Andorinhas.

Para quem gosta de caminhadas, outra opção é a Trilha do Cotovelo. As caminhadas longas, com duração de duas horas e meia, permitem contato direto com a fauna e flora da região, além de oferecer uma das vistas mais bonitas. Aos aventureiros de plantão, a Trilha do Rio do Boi oferece a experiência única de percorrer o Itaimbezinho por dentro, a parte baixa do Parque. Esta trilha apresenta um grau maior de dificuldade porque é percorrida por dentro do rio, com pedras e água como obstáculos. A caminhada dura de cinco a sete horas. Este passeio geralmente é feito no verão e isso possibilita banhos em cachoeiras e em piscinas naturais. Serra Geral O Parque Nacional da Serra Geral abriga um dos cânions mais famosos do País. O Cânion Fortaleza possui imensos paredões, com 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura, causando surpresa e encantamento. As trilhas também são atrativos do Parque. A do Mirante apresenta um percurso de três quilômetros, onde pode-se observar 95% do cânion Fortaleza.

Em dias claros é possível ver parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho. A subida até o topo é feita em uma hora e meia e compensa a vista, considerada a mais bonita do local. As quedas d´água podem ser vistas no percurso da Trilha da Cachoeira do Tigre Preto. Antes de visualizar a cachoeira de frente é preciso passar por cima dela. Um lajeado possibilita a caminhada. Seguindo a trilha pode-se contemplar toda a beleza da cachoeira de frente. A queda d’água têm 400 metros de altura. Quem tiver  disposição pode seguir em frente e conhecer a misteriosa Pedra do Segredo, que chama atenção pelas suas características. É formada por um bloco monolítico de cinco metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. Mas, o que encanta mesmo os turistas é o fato de a pedra estar equilibrada em uma base de apenas cinquenta centímetros. O Parque Nacional da Serra Geral também conta com outros quatro canions: o Churriado, o de Malacara, o Corujão e o Rio-Leão.

Boqueirão News