Prestes há completar 10 anos como a maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, a Adventure Sports Fair 2008 terá um pavilhão específico para debater questões importantes relacionadas à sustentabilidade no turismo sustentável e conservação do meio ambiente. A grande novidade para esse ano é a construção de uma instalação representando uma Ecopousada com objetivo principal de demonstrar conceitos, equipamentos, produtos e serviços para a adoção de boas práticas para a sustentabilidade.

A Ecopousada terá aproximadamente 75m² e será construída com bambu, madeira certificada, reflorestada ou reaproveitada, fibras vegetais (sapé, junco, taboa, entre outras) e tintas naturais. “No interior, os visitantes encontrarão um ambiente diferenciado para descanso com redes, almofadas, sofás e pufes. Tudo será elaborado a partir de materiais naturais ou reciclados.  E será ambientado com paisagismo que prioriza espécies nativas da Mata Atlântica”, explica o diretor da Adventure, Sergio Franco.

A estrutura foi projetada seguindo os preceitos da Bioarquitetura e do Ecodesign. Para que o visitante entenda esses conceitos, uma exposição será montada em volta da Ecopousada com painéis de textos, ilustrações e fotos sobre o tema “Ecodesign e BioArquitetura, soluções para um Mundo em Transformação”, mostrando os impactos dos humanos na natureza e as várias soluções disponíveis para minimizar os problemas socioambientais atuais.

Este espaço conta com representantes do setor público, privado e do terceiro setor, relacionados ao desenvolvimento do turismo sustentável e a conservação do meio ambiente. As mais conceituadas organizações não-governamentais atuantes também marcam presença, como: SOS Mata Atlântica, WWF-Brasil, Greenpeace, Ipê, Vitae Civilis, entre outras. Além disso, representantes da Secretaria de estado do Meio Ambiente, Fundação Florestal e SEBRAE demonstrarão as interfaces entre os diversos programas em desenvolvimento no nosso estado e País. Participam também entidades envolvidas com acessibilidade e com os processos de certificação nacionais e internacionais, expondo suas iniciativas.

“A presença de representantes de diversas entidades relacionadas ao turismo sustentável e meio ambiente viabiliza a troca de idéias, informações e experiências e promovem o importante  diálogo entre o governo, expositores, o trade e o público visitante”, avalia Sérgio Franco.

Segundo o diretor, a Adventure Sports Fair é pioneira na aplicação do conceito de sustentabilidade em feiras. Essa preocupação existe desde o projeto arquitetônico, produtos, equipamentos, ambientação e a realização gestão ambiental dos resíduos gerados, entre outros aspectos.

Revista Ecoturismo