O presidente da Venezuela Hugo Chávez aproveitou o lançamento da Federação de Câmeras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil – entidade maior das relações comerciais e industriais entre a Venezuela e o Brasil – para lançar um desafio de estreitar a fronteira dos países sugerindo a criação de um encontro tripartite, onde a recém criada entidade comandaria expedições com o segmento empresarial, juntando forças nas fronteiras do Brasil com a Bolívia e Venezuela.

Tal estreitamento dos laços de negócios secundaria os laços culturais e sociais que já existem e abriria nova frente de ações rumo à integração total da América do Sul, juntando as forças no momento em que o eixo comandado pelos EUA sofre forte retração na economia com a crise instalada em Wall Street.

O encontro ocorreu no último dia 3 no Hotel Tropical em Manaus, sob o comando de José Francisco Marcondes, recém eleito presidente da referida Federação. Seus pares de diretoria, entre os quais o presidente da Câmara Venezuelana de Comércio e Indústria de Rondônia, Hércules Góes, e mais sete pares de diretoria de várias Câmaras brasileiras, juntamente com os presidentes Hugo Chávez (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia), estiveram presentes na ocasião.

As negociações estão avançando e há possibilidade de que no dia 24 de novembro, ocasião do VI Seminário Internacional de Sustentabilidade, em Porto Velho (Rondônia), seja lançada a pedra fundamental deste projeto, que unirá fronteiras, países vizinhos e irmãos no Mercosul.

Revista Ecoturismo