A Fundação SOS Mata Atlântica acaba de anunciar os selecionados do “II Edital Costa Atlântica”, por meio de seu programa de Conservação das Zonas Costeira e Marinha sob influência do Bioma Mata Atlântica. São eles: a Fundação Pró-Tamar com o projeto “Levantamento de subsídios, através de processo participativo, para criação do Refúgio de Vida Silvestre da Praia do Forte, município de Mata de São João-BA”; o Instituto Maramar com o projeto “Articulação Pró Mangue Canal de Bertioga: Proposta de criação de Unidade de Conservação de Uso Sustentável para a região do Canal de Bertioga, Rio Itapanhaú e Manguezais associados – SP”; e a Associação Ambiental Voz da Natureza, que visa o “Diagnóstico da Biodiversidade do Arquipélago Sul Capixaba”. O Programa disponibiliza um total de R$ 105.000,00 aos projetos selecionados, recursos provenientes do Bradesco Capitalização e da Copebrás-Anglo American.

Com o recurso obtido pelo Edital, a Fundação Pró-Tamar poderá viabilizar alguns estudos, principalmente na área marinha, necessários para criação de Unidade de Conservação (UC) na Praia do Forte e também a mobilização social com todos os atores envolvidos, como pescadores, empresários, poder público e ONGs locais para o fortalecimento da proposta da UC.

O apoio do Programa Costa Atlântica ao Instituto Maramar possibilitará a elaboração de um plano de manejo e o “empoderamento” das comunidades ribeirinhas na gestão das áreas (catadores de caranguejo, marisqueiros e pescadores artesanais) na região do Canal de Bertioga – um braço do mar de 25 km de comprimento, que banha os municípios do Guarujá, Santos e Bertioga. ”Ser contemplado pelo Edital é o reconhecimento dos nossos esforços na região, nesses três anos de trabalho, em disciplinar o uso das águas, pois não é fácil três municípios chegarem num acordo. Esta conquista contribui, também, para trazer de maneira inédita na Baixada Santista atenção a um dos remanescentes de manguezais perto do Porto de Santos”, explica o oceanógrafo e diretor do Instituto, Fabrício Gandini Caldeira.

A Associação Ambiental Voz da Natureza tem como intuito desenvolver estudos estratégicos visando um diagnóstico socioambiental para subsidiar uma nova proposta de criação de UC Marinha no Arquipélago Sul Capixaba, Espírito Santo. Com o Edital será possível a continuidade e ampliação das ações desenvolvidas pela Associação nas ilhas e comunidades costeiras do litoral Sul do Espírito Santo, onde está sendo proposta a criação de uma Unidade de Conservação Marinha.

De acordo com Hudson Tércio Pinheiro, presidente da Associação Voz da Natureza, ter sido um dos contemplados pelo Edital é fundamental para a continuidade das ações e projetos já realizados pela Associação há seis anos no litoral Sul do Espírito Santo. “Para nós, pesquisadores e ambientalistas da Voz da Natureza, é uma grande satisfação e orgulho termos a oportunidade de estreitarmos uma parceria com a equipe da Fundação SOS Mata Atlântica”, diz.

Revista Ecoturismo