A primeira cidade a apagar as velinhas foi Praia Grande.  A cidade nasceu há 42 anos. Mas foi recentemente que ela ganhou status e conseguiu fazer a sua estrela brilhar. Sua emancipação político-administrativa data de 19 de janeiro de 1967, pois antes desta data, Praia Grande pertencia ao município de São Vicente, hoje, cidade vizinha.  E agora, há aproximadamente dez anos, a estância balneária caminha em direção ao auge turístico, graças a projetos e estudos realizados, o que faz a cidade competir de igual para igual com suas cidades vizinhas, como por exemplo, Santos e Guarujá, o que não acontecia antigamente, pois esses dois municípios sempre foram considerados os mais desenvolvidos. Santos com o maior Porto da América Latina detinha todas as atenções e Guarujá tinha o título de “Pérola do Atlântico”, onde seu turismo, tanto o de veraneio quanto o convencional, era realizado pela elite econômica do país, a qual possuía imóveis de alto nível e hotéis de padrão internacional.

Hoje, graças a uma boa administração, Praia Grande tem uma nova visão turística e atrai muitos visitantes, que se envolvem com a beleza de sua praia tipicamente tropical, numa extensão fascinante de 22,5 km, um encanto para os olhos de quem vê.

A primeira cidade do Brasil
“Cellula Matter da Nacionalidade”. Este é o título dado à cidade de São Vicente, em referência ao fato do município ser a primeira cidade do Brasil. Fundada em 22 de janeiro de 1532, São Vicente completou 477 anos de vida, uma cidade que tem muita história para contar.

O berço da democracia americana, como também é conhecida a cidade, é um local que encanta muitos turistas, tanto pela beleza de suas praias, como também por suas características históricas, uma viagem fascinante ao passado de nosso país. Vale a pena visitar São Vicente e todos seus pontos turísticos e conhecer a origem da história do Brasil, tão presente nesta cidade litorânea.

A beleza da orla de Santos
Não há quem visite Santos e não se encante pela cidade, em especial pela beleza de sua orla marítima. Um incrível jardim especialmente florido envolve as praias santistas, em uma fascinante mistura de cores, que trazem vida ao município.

No dia 26 de janeiro, foi a vez de Santos comemorar seu aniversário, uma vida com 463 anos.  Santos detêm o título da mais importante cidade da Baixada Santista, no que diz respeito a empregos e qualidade de vida. É o maior município do litoral sul do estado de São Paulo e onde estão concentradas as grandes empresas da região. Além de turística, a cidade não pára durante todo o ano. O Porto de Santos – o maior porto brasileiro e latino americano – movimenta a economia da cidade. Ele apresenta grande diversidade de terminais de movimentação de cargas – granéis sólidos e líquidos e carga geral. É o porto líder brasileiro na movimentação de contêineres e, em 2006, a sua estrutura foi considerada a mais moderna do Brasil.

Revista Ecoturismo