O presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, em sua recente visita ao Guarujá, anunciou que a companhia deve iniciar em março a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), na Vila Áurea. A estimativa da estatal é de que esse projeto empregue quase 6 mil pessoas.

Com orçamento de R$ 85 milhões e 500 mil, a estação terá capacidade de produção de dois mil litros de água tratada por segundo, possibilitando assim a melhora das condições de fornecimento do líquido aos 296 mim munícipes da Cidade. No entanto, isso ocorrerá somente em 2011, ano da previsão de conclusão da obra.

Outro ponto positivo é que, além de garantir a melhor prestação do serviço de abastecimento, a construção da ETA deve gerar cerca de 920 empregos diretos e mais de 5 mil indiretos, de acordo com as projeções divulgadas pela Sabesp.

A expectativa é de que o setor mais beneficiado seja o da construção civil, pois fazem parte do conjunto de obras a construção de adutoras (uma de água bruta e outra de água tratada), além de duas estações elevatórias (uma para Guarujá e outra para Vicente de Carvalho) e mais um centro de reservação.

Revista Ecoturismo