O McDonald’s inaugurou no mês de dezembro, em Bertioga, litoral de São Paulo, o primeiro restaurante ecológico da rede na América Latina, reafirmando o compromisso da empresa de preservar o meio ambiente no presente. A unidade reúne técnicas para o uso racional de energia elétrica e de água já implementadas em restaurantes McDonald’s e apresenta iniciativas inovadoras no que se refere a construções sustentáveis.

O restaurante ecológico do McDonald’s encontrou soluções inteligentes na adaptação da tecnologia a favor da sustentabilidade. Para reduzir o consumo de energia, o ar condicionado é dotado de um sistema de automação que desliga o aparelho e abre as janelas automaticamente quando registrada temperatura externa apropriada. O aquecimento de água das torneiras da cozinha e vestiários é feito por meio de energia solar – as placas foram instaladas no teto do restaurante e alimentam também os postes do drive-thru. A luz natural tem destaque no projeto arquitetônico do prédio, uma vez que há grande quantidade de paredes de vidro. As luminárias instaladas perto das janelas só acendem quando realmente necessário. E, em todo o edifício, é priorizado o uso de lâmpadas LED. Todas essas iniciativas promovem uma economia de até 14% no consumo de energia do restaurante.

Outro grande ganho desta obra será na economia da água. O restaurante ecológico usa água da chuva nos mictórios, nos vasos sanitários e para irrigação das plantas. Na cozinha e nos banheiros, as torneiras terão sensor elétrico para evitar o desperdício.
Para a construção, decoração, acabamento e paisagismo foram também usados os materiais mais apropriados para uma construção sustentável. A cerâmica do piso é feita com vidros de lâmpadas fluorescentes e borracha. Toda a tinta utilizada é à base de água ou de minerais. Já o cimento emprega de 35% a 70% do resíduo resultante da fundição de minério. O mesmo cuidado foi observado na escolha dos materiais de decoração. Toda a madeira é de replantio. O restaurante usa outros materiais ecológicos de fontes renováveis e de produção regionalizada, como pastilhas de casca de coco e de bambu. No paisagismo foi priorizado o uso de plantas da Mata Atlântica. Para motivar os clientes a não utilizarem veículos automotores, o restaurante terá um bicicletário com 15 vagas.

Serviço:
McDonald’s Riviera de São Lourenço ( Drive-thru)
Rua Aprovada 399, número 37, módulo 27, Riviera de São Lourenço, Bertioga
Funcionamento: das 9h às 23h.

Revista Ecoturismo