A Rede Brasil de Televisão traz ao mercado uma nova cultura televisiva: programação segmentada, regionalizada, de alta qualidade, alicerçada na ética, na transparência e na responsabilidade social.

A mais nova emissora da América Latina chega com o firme propósito de valorizar as culturas regionais e promover o desenvolvimento econômico local por meio de iniciativas editoriais e comerciais de grande impacto.  No ar desde abril de 2007, a Rede Brasil de Televisão está presente em todas as regiões do país. Conta com uma área de cobertura de mais de 500 municípios em canal aberto UHF e VHF, além de canais a cabo – o equivalente a 20 milhões de lares em todo o território nacional. O principal objetivo a ser atingido com esta grande capilaridade é a inclusão social.

Além de uma maior interação com o telespectador, a RBTV leva  gratuitamente às comunidades locais e instituições de baixa renda conteúdos de alta qualidade e tecnologia de ponta.  É assim que a Rede Brasil de Televisão  chega ao mercado, levando  a todo o país informações e entretenimento com qualidade e responsabilidade.

A inclusão social é uma bandeira que sempre estará em destaque na programação da Rede Brasil, e assim, com essa bandeira a rede fecha parceria com  o Instituto IDEA (Instituto para o Desenho Avançado)  e conta com apoio de instituições como o NUTAU/USP (Núcleo de Pesquisa  em Tecnologia da  Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), ANAB Brasil (Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica) e do Grupo Sustentax, que se dedica a desenvolvimento de estratégias corporativas sustentáveis e de Associações de Classe.

Com a criação do ABC Brasil Telecurso, solucionaremos o problema da falta de qualificação para os novos empregos que estão sendo criados no país, eliminando o “hiato entre demanda e oferta”.
Ampliar de maneira significativa a oferta do ensino no Brasil e contribuir para a qualificação de jovens e adultos trabalhadores, são os objetivos do  ABC Brasil Telecurso  que é composto inicialmente por 20 módulos na  área de construção civil, como: pintura, jardinagem, revestimentos, serralheria, instalação de produtos para construção civil  em geral, entre outros.

Os  interessados poderão  acompanhar o  programa pela Rede Brasil de Televisão, com estréia no inicio de Março – e pelas emissoras educativas que estão aderindo ao projeto, diariamente pela manhã.  Complementarmente na modalidade on-line, todas as aulas serão disponibilizadas no portal www.abcbrasiltelecurso.com.br. O projeto também conta com o apoio de entidades e associações de bairro, onde serão distribuídos  DVDs e materiais impressos (apostilas, revistas, etc), para ampliação do número de participantes e ação direta de treinamento.

As inscrições serão feitas via internet , onde o interessado preencherá um questionário e terá acesso as atividades e materiais on-line.  As avaliações também serão feitas via web ao final de cada módulo, que terá duração de 150 minutos cada, distribuídos em 5 dias da semana.

Com o objetivo de sintetizar toda a idéia do ABC Brasil Telecurso, criamos o Espaço Idea, um programa de TV/revista eletrônica que aborda assuntos ligados à sustentabilidade e à acessibilidade, valorizando iniciativas, produtos, profissionais, soluções e eventos que possuam ligação com a aplicação do conceito de sustentabilidade no segmento da arquitetura e da construção civil. Também incentiva a conscientização dos profissionais e estudantes em relação ao “olhar verde” e ao “socialmente correto”. Por fim, desafia a busca por novas soluções que humanizem a cidade e preservem o meio ambiente. O “Espaço IDEA” valoriza o FUTURO!

Trata-se de um projeto inédito em sua concepção editorial, na mídia brasileira. Na TV aberta, não há programas similares e as emissoras a cabo veiculam produções internacionais, a maioria norte-americana, que abordam superficialmente o tema, em um cenário completamente diferente da realidade brasileira.
Com 30 minutos de duração, o programa de TV “Espaço IDEA” será exibido semanalmente, na Rede Brasil de Televisão aos sábados as 19h00 e também estará disponível via Internet 24 horas.

A inclusão social, tema em voga em toda a mídia só será conquistada pela utilização de todos os meios de comunicação, eletrônicos ou não, para atender á todos os segmentos da população. A TV aberta coordenará todo o processo, pois ela tem sido um grande meio de falar com a população brasileira alfabetizada ou não.

O conhecimento de técnicas, conteúdos, macetes e materiais adequados permitirão que o profissional em inicio de carreira possa ter completado o seu conjunto de qualidades podendo crescer na carreira em rendimentos, e na sua qualidade de vida.

Revista Ecoturismo