Quando se fala em comemoração, automaticamente se pensa em festa. Mas diferente do comum, o GAIA – Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem decidiu inovar e mais uma vez contribuir para um mundo sustentável.

No mês de maio, a instituição promoveu um evento comemorativo aos seus 20 anos de atividade, no qual convidou seus parceiros para um momento de reflexão. Denominado ‘Parcerias para a Sustentabilidade’, o encontro foi realizado no Espaço Araguari em São Paulo.

No primeiro momento, o público presente assistiu o corpo diretivo da entidade fazer um resgate sobre a história do GAIA, mostrar as metodologias e ferramentas utilizadas pela ONG, e ainda explanar suas diretrizes futuras.

“Nós instituímos o GAIA com o desejo interno de construir uma instituição feliz, que consiga integrar a missão pessoal de cada colaborador com a missão da entidade, pois acreditamos que isso reflete no trabalho externo, oferecendo melhores serviços aos projetos e assim contribuindo para uma sociedade melhor”, explicou o superintendente executivo do GAIA, Edison Carvalho.

Em seguida os participantes foram divididos em grupos e convidados a refletirem sobre questões acerca da atuação dos três setores da economia (governamental, privado e não governamental) e quais os desafios e oportunidades enfrentados por cada um. Também foi sugerido um debate sobre sustentabilidade, apontando prós e contras de se agir local e/ou globalmente.

Cada grupo elegeu um representante para apresentar aos demais as considerações resumidas. Vale citar que todas as anotação apresentadas estão sendo sistematizadas pelo GAIA, gerando um documento que será enviado para todos os participantes e disponibilizado para consulta pública.

“Se nós pensarmos em todas as demandas sociais e conseguirmos estabelecer uma estratégia para um plano de ação intersetorial, nossa possibilidade de sucesso será muito maior”, concluiu Edison Carvalho.

Para Vanessa Pinsky, gerente de responsabilidade social e eventos do Citi, o GAIA surpreendeu. “O evento foi uma super boa ideia. Trazer parceiros para discutir a questão da sustentabilidade é uma forma bastante inovadora do GAIA celebrar seus 20 anos. Parceiro nota 10”, parabenizou Vanessa, lembrando que a parceria do GAIA com o Citi já dura quatro anos.

Também satisfeita com sua participação no encontro, a coordenadora de relacionamento institucional da Braskem, Érica Machado, afirmou ter sido um momento especial. “Nós, como empresa, temos essa busca constante de estar integrando com o terceiro setor e influenciando o primeiro setor em busca de uma solução para melhorar a qualidade de vida das pessoas no planeta. Esse momento de parada para refletir, para mim e os demais representantes da Braskem foi muito importante”, frisou.

Neusa Maria Amariz Reis, coordenadora de projetos do Instituto Arcor, acrescentou dizendo que “o evento foi muito bem organizado, gostei dos trabalhos em grupo e apreciei a diversidade dos públicos”.
Satisfeito, o superintendente Edison Carvalho disse que a sensação ao final do evento foi de missão cumprida e objetivos alcançados.

Sobre o GAIA
Promover responsabilidade socioambiental e sustentabilidade é uma tarefa árdua, mas recompensadora. Há 20 anos o GAIA (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem) vem atuando para estreitar o relacionamento entre comunidades, empresas e instituições, formando uma rede articulada que permite a inclusão social, a conservação ambiental e a redução de riscos industriais.

Uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que ao longo de sua história já atuou em 19 estados brasileiros, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas, direta e indiretamente. Em 2010, começou o ano gerenciando 25 projetos simultaneamente, contando com cerca de 100 colaboradores distribuídos pelo país.

Adotando como valores a ética, a confiança, o respeito, o compromisso, a qualidade, a solidariedade e a congruência, o GAIA tem como visão ser referência na promoção do desenvolvimento socioambiental local e regional.

Sua área de atuação é abrangente, englobando educação ambiental, diagnósticos socioeconômicos, programas de geração de renda, gestão de recursos humanos, qualificação profissional e empreendedorismo, comunicação com stakeholders, sustentabilidade organizacional, elaboração de projetos para captação de recursos a fundo sem retorno, fortalecimento de organizações do terceiros setor, formulação de políticas e programas estaduais de educação e comunicação socioambiental, além da criação e implementação de projetos de responsabilidade social e investimento social privado. Mais do que trazer soluções, o GAIA contribui para se pensar estrategicamente.

Seu desempenho em prol do desenvolvimento sustentável resultou em três prêmios e levou seu superintendente executivo Edison Durval Ramos Carvalho a ser fellow da Ashoka, maior rede de empreendedorismo social do mundo.

Entre seus parceiros estão Petrobras, Shell, Grupo Votorantim, Braskem, Eletrobrás Furnas, CITI, diversas ONGs, universidades e Governo em suas instâncias municipal, estadual e federal.