Promover – Programa de Mobilização e Viabilização Socioambiental

O Promover – Programa de Mobilização e Viabilização Socioambiental capacita representantes da pesca artesanal, de organizações governamentais e não governamentais, para elaborarem e captarem recursos para projetos socioambientais. O programa é uma iniciativa da Shell Brasil em parceria com o GAIA – Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem.

Além de fornecer o material educativo para os participantes, o Promover também auxilia na identificação dos potenciais da comunidade, apoia a atuação em rede e promove o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira.

Desde 2007, quando o programa teve início, o Promover já capacitou mais de 120 pessoas em municípios do Rio de Janeiro e Espírito Santo, resultando em cerca de 30 projetos elaborados.

Futuro em Nossas Mãos
O projeto Futuro em Nossas Mãos visa promover a inclusão produtiva de jovens, em sintonia com seu interesse e necessidade de desenvolvimento, por meio de capacitação profissional. A ação é uma iniciativa da Votorantim Metais e do Instituto Votorantim e coordenada pelo GAIA – Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem.

Contribuir para o equilíbrio da equação ‘carência de profissionais no mercado versus desemprego da juventude’ é um dos desafios do Grupo Votorantim. Neste sentido, o projeto Futuro em Nossas Mãos vem se destacando e conquistando uma rede de parceiros para a causa. Fornecedores, clientes e organizações sociais figuram entre os agentes que apoiam a iniciativa, sendo por meio de contratação ou os encaminhando para potenciais oportunidades.

O monitoramento das ações comprova que, em algumas regiões de atuação do projeto, o índice de empregabilidade chega a 50% do total de jovens formados. Esse dado mostra a efetividade do projeto, que em menos de seis anos já formou mais de 8 mil jovens, em cerca de 70 municípios brasileiros, se consolidando como prática de sucesso no estímulo ao empreendedorismo e formação profissional juvenil.

Parque da Amizade
O Parque da Amizade marca um avanço no conceito de áreas verdes de lazer no Brasil. São 300 mil m² trabalhados, desde sua concepção até seu funcionamento, sob o tema desenvolvimento sustentável.

Espera-se que os 10 mil moradores vizinhos do local tenham um espaço diferenciado, onde o lazer esteja associado à educação, à cidadania e à cultura. O projeto tem como proposta estabelecer uma estrutura de construção coletiva entre Empresa, Sociedade Civil e Poder Público de Paulínia.

O Parque da Amizade procura equilíbrio e harmonia nos desempenhos econômico, social e ambiental, desde a construção sustentável e o atendimento aos padrões internacionais de acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência locomotora e/ou visual, até as atividades de formação e desenvolvimento da comunidade do entorno, atuando nos campos da cultura, inclusão social, meio ambiente e lazer.

O Projeto do Parque da Amizade é uma iniciativa da Braskem em parceria com a Prefeitura de Paulínia, coordenado pelo GAIA – Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem.

PertenSER – Programa de Educação Ambiental e Valorização do Ser
A Petrobras, localizada no Terminal de Cabiúnas, iniciou em 2008 as obras do Plano de Antecipação da Produção de Gás (PLANGÁS), que tem o objetivo de reduzir a dependência do fornecimento estrangeiro e aumentar a oferta de gás brasileiro nas regiões Sul e Sudeste do país.

Para cumprir as exigências legais de licenciamento do empreendimento, em janeiro de 2009 começou a implantação do PertenSER – Programa de Educação Ambiental e Valorização do Ser, que desenvolveu ações de educação ambiental com a participação da comunidade, do poder público e da sociedade civil organizada na discussão das demandas e soluções socioambientais, estimulando o diálogo e a articulação de parcerias.

O PertenSER foi implementado pelo GAIA – Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem, que envolveu a comunidade do bairro Balneário Lagomar, de forma participativa, na discussão de alternativas sustentáveis e adoção de novas práticas para melhoria da qualidade de vida da população.