Guarujá, mais uma vez, foi palco do Simpósio Internacional de Ciências Integradas da Unaerp Campus Guarujá, realizado pela universidade desde o ano de 2004. Ocorrido neste mês de setembro, o Simpósio teve como eixo temático a questão da vulnerabilidade ambiental do planeta.

Pesquisadores e estudantes presentes compartilharam um objetivo comum: a troca de informações e experiências visando o desenvolvimento da Ciência, bem como a divulgação deste conhecimento para a sociedade.

O evento contou com diversas palestras, bem como mesas-redondas e apresentações de pôsteres e trabalhos científicos, com intuito de difundir o conhecimento produzido na universidade e fomentar as discussões quanto à relação da humanidade com o planeta.

O grande destaque ficou por conta do desdobramento do tema do simpósio, tamanha importância da vulnerabilidade ambiental que o Planeta Terra se encontra. De acordo com a professora Carmencita Ignatti, coordenadora geral do simpósio, a importância dessas discussões vem do fato de que, no momento em que a Terra está em alerta vermelho, a busca de soluções conjuntas é mais que uma obrigação, é uma necessidade premente.

“A vulnerabilidade ambiental do planeta já se reflete nas catástrofes naturais que estão ocorrendo no planeta, em especial no Brasil, afetando a fauna, a flora e as populações. Este Simpósio colocou a preocupação da Unaerp em estar na vanguarda na busca dessas soluções”, enfatizou a coordenadora.