Preocupada com a preservação ambiental, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, vai investir na implantação do Programa Municipal de Preservação, Monitoramento e Controle da Vegetação Ciliar – matas que tem importante papel na proteção dos rios da Cidade. Para isso, o Município já obteve recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), após apresentar proposta ao Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS).

O total do investimento, somado à contrapartida da Cidade, será de R$ 100.520,00. O objetivo do Programa é identificar e mapear a vegetação ciliar de oito rios/ribeirões e, ao final do trabalho, elaborar um plano de ação para futura recuperação das áreas degradadas. Esse trabalho será feito por equipe de agentes ambientais e técnicos da Secretaria de Planejamento e do Departamento de Meio Ambiente, que iniciaram essa capacitação específica na semana passada.

O programa consiste no mapeamento e verificação do uso e ocupação do solo das margens e dos elementos presentes. Esse banco de dados servirá para o diagnóstico e mapeamento final das Áreas de Preservação Permanente.

A faixa que será mapeada seguirá o Código Florestal Brasileiro, que define as áreas de preservação permanente definidas em volta de nascentes e ao longo de rios, ribeirões, riachos ou córregos, variando de acordo com largura do curso d’água; quanto maior a largura do rio, maior a área de preservação.

Ressalta-se que as matas ciliares têm um papel importante na proteção dos recursos hídricos, pois estão localizadas nas margens e ao longo do curso dos rios, funcionando como um filtro, protegendo os rios e as nascentes. Sem as matas ciliares, ou se elas estiverem degradadas, queimadas, descaracterizadas ou ralas, os rios ficam passíveis de processos de poluição, assoreamento e degradação. Além disso, as matas ciliares são importantes para preservação da biodiversidade, pois permitem o deslocamento da fauna local e propiciam a dispersão de espécies da flora nativa.

Conheça os rios que serão mapeados pelo Programa:
Rio Itanhaém, em toda extensão
Rio Branco, em toda extensão
Rio Preto, no território de Itanhaém
Rio Aguapeú, no território de Itanhaém
Rio Guaú, em toda extensão
Rio Campininha, em toda extensão
Rio Curitiba, em toda extensão
Rio Bicudo, em toda extensão