Energia_eletrica-720x380A Elektro, responsável por atender mais de 2,3 milhões de clientes, registrou em 2013 o menor tempo médio de interrupção por consumidor (DEC) na história da empresa. O valor médio de 8,46 horas por cliente, 15% menor comparado a 2012, demonstra que a energia elétrica esteve mais de 99,9% do tempo disponível aos clientes atendidos pela empresa.

Também em 2013, o número médio de interrupções por cliente (FEC) registrou o menor valor da história da companhia, atingindo em média 4,99 interrupções por ano.

Esses resultados são fruto do trabalho focado na gestão do ativo da empresa, como os investimentos em preservação e modernização da rede e na automação de subestações e linhas de distribuição, na aquisição de equipamentos e ferramental de trabalho ergonômicos e produtivos, mas principalmente nos investimentos em treinamento, capacitação e engajamento dos colaboradores, sempre tomando como base a Segurança, que é o valor número 1 da Elektro.

“Os investimentos significativos que têm sido feitos para manter, modernizar, automatizar e tornar as redes mais inteligentes em toda a nossa área de concessão são fundamentais para atingirmos esses resultados”, relata André Moreira, Diretor Executivo de Operações da Elektro.

“Além disso, o modelo operacional que adotamos, baseado nas pessoas, processos e tecnologia, com a internalização dos principais serviços da empresa e os investimentos em qualificação dos profissionais, tem sido o grande diferencial nos resultados que estamos obtendo. Trabalhamos sempre para oferecer aos nossos clientes um serviço seguro, de qualidade superior e mais eficiente”, completa.

A fim de garantir que o processo de melhoria contínua dos seus processos e serviços se perpetue, oferecendo aos clientes um serviço mais confiável e acessível, além de um ambiente de trabalho seguro e com qualidade de vida aos colaboradores, a empresa desenvolve diversos investimentos, tais como:

Supervisão e automação de redes: 350 novos religadores foram instalados na rede de distribuição permitindo maior seletividade em caso de defeitos e menor número de clientes desligados em caso de alguma ocorrência. Destes 350 equipamentos, 82 foram utilizados em 38 sistemas de recomposição automática (self healings).

Seccionalizadores de rede: na área rural foram instalados 1.000 novos pontos de seccionalizadores que, trabalhando em conjunto com religadores, reduzem o número de clientes que ficam sem energia, caso ocorra algum problema na rede elétrica.

Programa de Preservação: 16.000 km de rede foram inspecionados por equipes especializadas e mantidos garantindo a segurança das instalações e a redução de desligamentos.

Digitalização de subestações: A empresa tem um programa para modernizar 100% das subestações até 2017, por meio da troca de painéis e controles analógicos por digitais. Em 2013, foram digitalizadas seis subestações.

Gestão de Vegetação: a Elektro desenvolveu um projeto de cadastramento da vegetação que tem interferência na rede elétrica. Com isso, será mais efetiva e seletiva na indicação para realização de podas, com uma gestão ambiental mais eficiente.

Novas redes: foram construídos mais de 400 km de novas redes na área de concessão, sendo a maior parte de redes protegidas para prevenir desligamentos.

Sobre a Elektro

Reconhecida por 6 vezes nos últimos 9 anos como a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do País, a Elektro é uma empresa do Grupo Iberdrola, 5º maior grupo de energia do mundo. Com atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, a Elektro atende mais de 2,3 milhões de clientes, cerca de 6 milhões de pessoas.