Um dia após anunciar a saída do PT, a senadora Marina Silva (sem partido) foi recebida ontem em um evento em Belém (PA) aos gritos de “Brasil mais verde, Marina presidente”.

Foi a primeira aparição da ex-ministra do Meio Ambiente após ter deixado o partido do presidente Lula. Marina recebeu pedidos para que oficialize a intenção de concorrer à Presidência. Foi homenageada com presentes, como flores e pedaços de madeira, simbolizando as florestas. O teatro, com capacidade para 420 pessoas, ficou superlotado. Vários espectadores -alguns filiados ao PV- usaram camisetas com os dizeres “Marina é Amazônia”.

No encontro, foi discutida a cobertura jornalística sobre a floresta. A senadora declamou poema que, segundo ela, a “acalmava” quando era chamada de “ministra dos bagres” em referência à época do licenciamento das usinas hidrelétricas do rio Madeira (RO). O comando do PV marcou para o dia 30 a filiação de Marina ao partido. A senadora só dará resposta oficial sobre isso depois de acertar as linhas gerais da revisão do programa do PV. (JOÃO CARLOS MAGALHÃES)

DA AGÊNCIA FOLHA