Apresentando o Brasil para agentes de viagens, o Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), encerra hoje (29), nas cidades Valladolid (Espanha) e Lille (França), uma série de roadshows por diversas cidades da Europa, realizados em outubro.

Capacitar agentes e operadores de viagens a vender determinados segmentos e destinos brasileiros é um dos principais objetivos dos roadshows promovidos pela Embratur. Importante emissor de turistas para o país em 2008, os países europeus enviaram 35% dos mais de cinco milhões de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil.

Segundo Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos da Embratur, a ação é uma oportunidade para expandir o conhecimento do mercado turístico internacional sobre o Brasil. “Com o apoio técnico dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são criadas oportunidades de negócios entre empresários brasileiros e estrangeiros, promovendo novos destinos e segmentos contribuindo para atrair turistas estrangeiros para o Brasil”, afirmou.

Por meio da parceria com a operadora Jet Set Equinoxiales a Embratur finaliza o roadshow sobre o Brasil na cidade de Lille. A ação também percorreu as cidades francesas de Toulouse e Strasbourg. Na Espanha os roadshows sobre o Brasil aconteceram em parceria com a operadora Nobeltours e Travelpan. Além de Valladolid, aconteceram encontros em Oviedo, Palma de Mallorca, Leon e Girona.

O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, explica que estes eventos fazem parte da estratégia da Embratur para promover o Brasil por meio de operadores e no maior número de cidades. “Optamos por visitar as cidades que apresentam um potencial de venda para os destinos brasileiros, sempre focando naquelas que mais emitem turistas ao exterior”, explica Marcelo.

Outro país da Europa a receber roadshows e apresentar o Brasil para mais de 270 profissionais de turismo no mês de outubro foi a Itália. Entre os dias 12 e 19 a Embratur percorreu as cidades de Roma, Milão, Cagliari, Sassari e Pisa.

Na Alemanha o roadshow aconteceu em parceria com a operadora GEBECO e percorreu as cidades de Hamburgo e Bremen. Já na Bélgica e Holanda, houve evento para profissionais nas cidades de Bruxelas e Roterdam, respectivamente.

Os roadshows são destinados aos profissionais de turismo, com a distribuição de material técnico sobre o Brasil, seus produtos e destinos, além de apresentações sobre os segmentos turísticos que o País tem a oferecer para o mercado internacional.

ASCOM