Se você gostou da ideia de ter uma casa, escritório ou oficina dentro de um contêiner, certamente vai gostar dessa novidade. Uma empresa norte-americana está comercializando casas pré-fabricadas feitas em contêineres de diversos modelos e tamanhos para todo o planeta.

A InterModal Design oferece seis modelos de “construções” adaptadas de antigos cofres de carga. As casas possuem cozinha, sala de estar (que se transforma em quarto) e banheiro. Alguns modelos ainda possuem quartos individuais e até suítes.

Seja uma quitinete feita a partir de um único contêiner pequeno ou uma casa de dois andares construída a partir de dois modelos grandes, os clientes podem escolher não apenas o tamanho, mas a formação da construção e a divisão interna dos cômodos.

“Os nossos contêineres oferecem tudo que é necessário – abrigos duráveis e seguros em praticamente qualquer lugar do mundo. Eles ainda atendem aos requisitos de mobilidade e oferecem os confortos essenciais da vida”, dizem os responsáveis pelo projeto.

“E o melhor de tudo, a adaptação de contêineres reutilizados como apartamentos, casas de hóspedes, cabana, escritório e muito mais, é uma ótima maneira de reciclar, reduzir e reutilizar”, completam.

Casas-contêineres e meio ambiente
As vantagens ambientais das casas-contêineres são muitas, afirmam. Ao reaproveitar os cofres velhos, eles deixam de ir para o lixo e ganham nova utilidade. Os donos da futura casa também deixam de gastar com materiais de construção e reduzem os custos com a obra, já que a estrutura já está pronta – basta adaptá-la.

Essas casas também podem ser transportadas para qualquer lugar do mundo, é só fechá-la corretamente e despachar. Assim, quando os moradores precisarem se mudar, eles podem levar sua casa junto e evitar a construção ou aquisição de uma nova.
Segundo os donos da InterModal Design, os contêineres utilizados em seus projetos ainda trazem outras soluções sustentáveis, como uso de cofres feitos a partir de aço reciclado, equipamentos de alta eficiência, lâmpadas LED e sistema hidráulico de baixo consumo de água.

A casa e a mobília são enviadas juntas para reduzir os impactos com o transporte e a empresa fornece um PDF com o detalhamento de cada unidade para que os donos possam instalar painéis solares, sistema de reaproveitamento de água ou o que mais quiserem.
“Nós acreditamos no poder da simplicidade, na importância da acessibilidade e na necessidade de espaços verdes que nos permita desfrutar do conforto e da beleza da natureza”, comentam.

Apesar dos benefícios, é preciso tomar alguns cuidados antes de adotar o contêiner como lar, doce lar. Nem todos os climas são propícios para esse tipo de material e podem exigir um sistema de aquecimento mais eficiente.

Também é importante lembrar que os longos deslocamentos que esses contêineres fazem, especialmente de navio, são responsáveis pela emissão de toneladas de CO2 na atmosfera todos os anos. Portanto, se for preciso transportá-lo por muitos quilômetros, é importante avaliar melhor e, se for o caso, pensar em uma alternativa mais sustentável.

Os interessados podem entrar no site do InterModal Design e entrar em contato com os responsáveis para dar início a um projeto.

EcoDesenvolvimento