Entra em uma nova fase, a partir desta segunda-feira (21), o projeto-piloto com Sistemas Fotovoltaicos Domiciliares (SFD) em comunidades isoladas nos seringais da Reserva Extrativista Chico Mendes, próximos a Xapuri, no Acre. Trata-se de um novo edital para contratação de uma empresa que faça, por 18 meses, o monitoramento do projeto. O seu lançamento é fruto de uma parceria entre a Eletrobras e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que proverá os recursos necessários.

O projeto-piloto foi desenvolvido no âmbito do programa Luz para Todos pela Eletrobras, Eletrobras Distribuição Acre e GTZ, órgão alemão de cooperação técnica. Desde que foi implantado, há pouco mais de dois anos, tem mudado a vida das famílias beneficiadas, como é o caso do seringueiro Valdemir Ferreira de Souza, morador de Albrácea. “A vida melhorou muito com a energia. As crianças chegam da escola quando já está escurecendo, então, com a luz elas podem fazer a lição até mais tarde”, explica.

A empresa vencedora vai monitorar a evolução e o desempenho dos 103 sistemas fotovoltaicos individuais instalados em residências em três seringais: Iracema, Albrácea e Dois Irmãos. O objetivo é otimizar a gestão do serviço de fornecimento de energia elétrica, com a elaboração de pesquisas e de uma metodologia de monitoramento, tanto do padrão de consumo quanto dos aspectos técnicos.

Ministério de Minas e Energia -MME