Especialistas em dengue de todo o continente americano se reunirão em Porto Rico a partir desta quarta-feira para analisar os avanços na luta contra a doença, que afeta todos os anos cerca de 100 milhões de pessoas no mundo todo.
A Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) patrocina a reunião, que terminará na próxima sexta-feira. Especialistas de todo o continente trocarão informações e identificarão prioridades nas pesquisas. Também entrarão em contato com agências governamentais, institutos e universidades que trabalham no combate à dengue.
A conferência contará com a presença do diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, e do secretário de Saúde de Porto Rico, Lorenzo González. A reunião também contará com a participação do assessor regional da dengue da Organização Pan-americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, José Luis San Martín.
A dengue afetou no continente americano 1,5 milhão de pessoas e produziu, pelo menos, 1.020 mortes na região em 2010. A doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti provocou epidemias no continente nos últimos anos, como as registradas em 2008 no Brasil e em 2009 em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).
fonte: Terra