José Maria Marin entrega chave simbólica a Felipão(crédito: Assessoria/CBF)

José Maria Marin entrega chave simbólica a Felipão(crédito: Assessoria/CBF)

Presidente da CBF mostrou a nova Granja Comary, em Teresópolis, base do Brasil na Copa do Mundo

A Granja Comary está pronta. Dez meses depois de iniciar reforma, o CT do Brasil na Copa do Mundo foi apresentado nesta quarta-feira (26), em evento com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari e o coordenador técnico, Carlos Alberto Parreira.

Com 8.500 m², a Granja Comary tem 30 suítes disponíveis, oito a mais que o número antes da reforma. Há, ainda, salas de convivência, salão de jogos, sala de videogame, academia, fisioterapia, departamento médico e outras especialidades, como odontologia e barbearia.

José Maria Marin deu as boas-vindas para a nova casa do Brasil, ressaltando a importância da reforma, iniciada após uma conversa com o atual técnico Luiz Felipe Scolari. “Com sua franqueza, Scolari nos disse que esse local teria que mudar, principalmente no conforto, privacidade e segurança. Para que todos se sentissem em suas próprias casas com suas famílias. É uma Granja Comary totalmente diferente, e sentimos que para atender aquilo, tínhamos que fazer uma transformação radical”, disse José Maria Marin.

Com a nova estrutura recebida, Felipão assumiu a responsabilidade pelo sucesso ou não do Brasil na Copa do Mundo. Para o treinador, a CBF fez todo o necessário para que a seleção tenha um bom desempenho em campo.

“A responsabilidade da CBF já foi cumprida, agora nós precisamos fazer nosso papel. Temos aqui hoje um legado para Seleções de 20, 30 40 anos. Para futuros técnicos. Uma situação igual a dos maiores jogadores da Seleção. Vão ter muito mais que eles têm em seus clubes. É um momento de agradecer. Recebemos da CBF tudo aquilo que necessitamos. Se tiverem algo para cobrar, podem me cobrar. Eles já nos deram tudo”, salientou Felipão.

Depois da lista final ser divulgada, fato que vai ocorrer no dia 7 de maio, a seleção brasileira chegará na Granja Comary no dia 26 do mesmo mês.

Estrutura

O Setor 1 ainda contará com sala de convivência, para jogadores receberem parentes, além do salão de jogos com sinuca, pingue-pongue e totó, sala de videogame, uma academia exclusiva, sala especial para departamento médico e outra para fisioterapia, barbearia, odontologia, podologia, farmácia, toda a área de serviços, com lavanderia, almoxarifado e estamparia, além do restaurante da Seleção.

O Setor 2, que compreende a parte de vestiários, campos e academia próxima ao campo, também passou por reforma. O vestiário da Seleção, por exemplo, agora é personalizado. Ele conta com área separada para comissão técnica e outra para os jogadores, spa com duas banheiras de hidromassagem para recuperação pós-treino ou jogo, sauna seca e a vapor e mais duas banheiras destinadas à crioterapia. Ao lado, fica o vestiário dos visitantes.

Próximo aos vestiários, no mesmo setor, a academia foi totalmente modernizada, com aparelhos de última geração. Ainda foram criadas uma sala de fisiologia e outra sala para o departamento médico e para a fisioterapia. Também ficarão próximas a rouparia da Seleção, a parte administrativa da CBF e a sala da Escola Brasileira de Futebol. Ainda no Setor 2, um dos três campos do CT foi todo preparado para os treinos pré-Copa do Mundo. A mesma empresa que instalou os gramados do Mundial foi a responsável pela reforma, observando os mesmos padrões de grama e irrigação.

O Setor 3 é o ginásio poliesportivo, que também passou por obras. O piso foi trocado, passando a ser de lisonda, todo o telhado foi reconstruído para arrumar algumas falhas, e os banheiros masculino e feminino foram reformados.

No Setor 4, estão algumas das novidades mais interessantes no que diz respeito à recuperação e ao tratamento de jogadores com lesão. A piscina foi construída para possibilitar ao fisioterapeuta, médico ou preparador físico observar o movimento do jogador debaixo da água: uma parte dela é transparente, fechada por vidro, com uma área de exposição para os profissionais da área.

Além da piscina, o Setor 4 ainda conta com o Caminho das Águas. Essa instalação permite aos fisioterapeutas uma alternativa na recuperação de jogadores, já que ali é possível realizar trabalhos diferenciados em um circuito com água rasa, corrente e um fundo de pedras.

No Setor 5, o destaque é a arquibancada voltada para os campos de treinamentos da Seleção, que agora tem capacidade para receber 180 pessoas. Foi criado também um estacionamento exclusivo para atender a imprensa com 1800 m², além de outro para convidados e prestadores de serviço, com 600 m².

Pela Granja Comary já passaram inúmeros craques ao longo de pouco mais de 27 anos de história. Ela foi inaugurada em 31 de janeiro de 1987.

Fonte: Portal 2014