O Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (EUBRA) vai lançar durante o V Fórum Urbano Mundial no Rio (RJ), promovido pela ONU (UN-Habitat), no dia 24 de março, às 12h, a mostra internacional Bright Green Cities. O Bright Green Cities será realizado de 17 a 20 de novembro deste ano, no Rio, e em 2011, no Ceará. O evento visa criar no país uma plataforma global para a promoção e difusão dos programas e iniciativas de sustentabilidade urbana, tecnologias verdes e conexão com fundos de investimento e financiamento.

“O Bright Green Cities tem como missão impulsionar as tecnologias que possam colaborar para as soluções dos problemas climáticos, ambientais e econômicos atuais e divulgá-las, junto com as soluções inteligentes para o desenvolvimento sustentável disponíveis no mundo e os meios de obtê-las”, informa Robson Oliveira, presidente do EUBRA, que vai promover o evento em parceria com a E-Types, empresa que o criou na Dinamarca e realizou uma muito bem-sucedida primeira edição local durante a COP15. Os principais formadores de opinião do tema da sustentabilidade, os gestores públicos e a mídia tradicional e online, constituem o foco do evento.

As tecnologias de desenvolvimento sustentável surgem como novas opções econômicas, com a vantagem de usar energias limpas e criar dois movimentos indispensáveis hoje: geração de postos de trabalho e economia de recursos. Segundo estimativas do EUBRA, atualmente, as tecnologias verdes e programas de sustentabilidade fazem parte de um mercado em ascensão que movimenta cerca de 1 trilhão de dólares/ano. Fundos de investimento e financiamento, bem como entidades internacionais, colocam à disposição de empreendedores diversas linhas. Muitas cidades e empresas no Brasil e no mundo desconhecem esses fundos ou os seus mecanismos e muitos destes fundos desconhecem as oportunidades e inovações que estão sendo criadas por empresas e instituições. Esta lacuna pretende ser preenchida pelo Bright Green Cities, criado uma conexão permanente entre aqueles que desenvolvem tecnologias sustentáveis (empresas), aqueles que necessitam delas (cidades e governos) e quem as financia.

“Existem oportunidades, mas faltam melhores conexões entre quem tem recursos econômicos e quem necessita deles para um desenvolvimento mais inteligente. O Bright Green Cities procura juntar esses dois pontos”, afirma o publicitário dinamarquês Rasmus Ibfelt, presidente da Empresa E-Types e criador do Bright Green, a edição realizada na Dinamarca em dezembro passado. “Nosso acordo com o EUBRA para realizar o Bright Green Cities anualmente no Brasil fará com que nossos objetivos de fazer um evento de projeção mundial sejam alcançados”, acrescenta Ibfelt.

“Estamos em um momento histórico de convergências tecnológicas e aprimoramento do modelo econômico, muito parecido com o que aconteceu no início da década de 80 durante o boom da informatização, no qual a feira de promoção de informática COMDEX teve um papel fundamental”, observa Francisco José Pinheiro, vice-governador do Estado do Ceará. Segundo ele, o Bright Green Cities poderá cumprir um papel semelhante na área de sustentabilidade, pois aparece no momento exato para juntar empresas, cidades e os organismos de financiamento em uma ação promotora de  um leque de tecnologias, iniciativas e oportunidades entre os maiores interessados. O Estado do Ceará, que apoiou o projeto desde o início em Copenhague, continuará colaborando para que o evento atinja os resultados esperados.

O evento conta também com o apoio das prefeituras do Rio (RJ) e de Paragominas (PA), do Governo do Estado do Ceará, do Ministério das Relações Exteriores, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), do Instituto Ethos, e da fabricante chinesa de LEDs Althus Lumens, entre outras empresas globais.

Brasil – Rio de Janeiro e Ceará

A cidade hoje é o centro de várias contradições e desafios, mas também pode ser um centro de inovação. Hoje, as pequenas cidades podem se desenvolver mais e melhor, gerando, por exemplo, sua própria energia – o que economiza recursos e possibilita investimento em outras ações que favoreçam o desenvolvimento da região, mantendo a população local e atraindo novos moradores.

A escolha do Brasil e dos estados do Rio de Janeiro e Ceará pelos organizadores consolida a posição do País no campo da sustentabilidade. “O Bright Green Cities traz para o Brasil o protagonismo na difusão das tecnologias limpas e promoção das iniciativas urbanas sustentáveis”, declara o especialista em sustentabilidade e assessor especial da Prefeitura do Rio de Janeiro, Sergio Besserman Vianna. “É uma importante conquista da qual o Rio de Janeiro participou desde o início e agora vai contribuir sediando e recebendo aqui empresas e cidades de todo o mundo, buscando colaborar para um planeta mais verde”, complementa.

“A atração natural exercida pela cidade do Rio de Janeiro, a Copa de 2014, as Olimpíadas, e o fato de o Brasil ter um papel predominante neste segmento garantirão o interesse e a presença internacional no evento”, analisa Oliveira. O Ceará e o Nordeste do Brasil, que vão abrigar o evento em 2011, representam uma nova fronteira de desenvolvimento, na qual as energias renováveis, tais como a solar, eólica e de marés, e a produção de alimentos criam enormes oportunidades.

Telepresença e eventos paralelos

O formato do Bright Green Cities envolverá um grande encontro presencial, apoiado por novas tecnologias, tais como o sistema de telepresença de vídeo e holográfico da Cisco. São esperadas 15 mil pessoas de 70 cidades de 50 países e 250 cidades brasileiras e mais de 200 empresas de 40 países. O evento terá pequenos e médios auditórios para painéis, encontros de negócios e palestras, estandes modulados e business suítes também para teleconferências, telepresença, apresentações multimídia e reuniões de pequenos grupos decisores.

Durante o Bright Green Cities, em novembro de 2010, ocorrerão eventos paralelos que objetivam fortalecer algumas iniciativas especificas e discutir temas importantes. Estes eventos – compostos de mostras especiais, fóruns, painéis e palestras – terão a participação de importantes nomes nacionais e mundiais nas suas áreas de expertise específicas. Além dos eventos propostos indicados abaixo, as cidades, empresas, organismos financeiros e mídia também poderão propor eventos paralelos.

Green Money: fórum internacional de entidades de investimentos e financiamentos sustentáveis (fundos verdes).  Reunirá grupos de investimento privados, governamentais e institucionais com empresas e cidades para mostrar novas possibilidades, recursos e normas existentes nesta área e será organização pelo City Sustainable Funds

Momento Itália: Brasil, Sustentabilidade urbana e tecnologia empresarial: painel e mostra especial de ações, programas e cooperação de cidades e empresas italianas com o desenvolvimento sustentável, organizado pela Câmara Brasil-Itália.

Bright Green DK: Sustentabilidade empresarial e cidades verdes na Dinamarca, organizado por BrazBiz.

Brasil – Nordeste, Oportunidades em Desenvolvimento: painel sobre as oportunidades econômicas energias renováveis, produção de alimentos, turismo e cultura no Nordeste, organizado pela Agência para o Desenvolvimento do Estado do Ceará.

Bright Green Book e Bright Green Award

Iniciativas inteligentes de sustentabilidade urbana, empresarial e financeira formarão o conteúdo do Bright Green Book – O Livro Verde da Sustentabilidade, que apresentará empresas com tecnologias sustentáveis e ações financeiras inteligentes na área da sustentabilidade. Entenda-se por iniciativas inteligentes aquelas que, além de sustentáveis, conseguem maximizar seus resultados com o menor custo. O livro dará destaque às ações que vão ser indicadas no Bright Green Award – Prêmio Verde, que selecionará e premiará iniciativas empresariais, urbanas e financeiras. As iniciativas entrarão no Bright Green Book, que será lançado em novembro próximo, durante o Bright Green Cities, na cidade do Rio de Janeiro. A publicação terá uma versão impressa e outra on-line, sendo possível convertê-la também para e-books (livros digitais). O Bright Green Award foi inspirado no Seed Initiative, parceria entre a ONU (através dos Programas para o Desenvolvimento e para o Meio Ambiente) e a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) – www.seedinit.org (em inglês).


Lançamento Bright Green Cities

Local: Av. Rodrigues Alves, Pier Mauá, Sala W3-6 – V Fórum Urbano Mundial (ONU Habitat) – Rio de Janeiro. Também manterá o estande E4 durante todo o evento, entre 22 e 26 de março.

Data: 24 de março de 2010 (quarta-feira), das 12h às 13h30 – Sala W3-6

Apresentação

A apresentação do evento, “Bright Green Cities – HOME4HAITI – O Brasil como protagonista na difusão das tecnologias verdes, cooperação internacional e lançamentos de inovações tecnológicas no evento do Rio”, será feita por Robson Oliveira, presidente do EUBRA, e contará com representantes de dezenas de importantes instituições governamentais e privadas e da UN-Habital. Entre elas, as seguintes presenças:

Representantes das prefeituras do Rio de Janeiro e de Paragominas;
Sérgio Serra, embaixador extraordinário do Brasil para Mudanças Climáticas do Min. das Relações Exteriores – MRE;
Francisco Pinheiro, vice-governador do Ceará;
Márcio Macedo, chefe do departamento de Estudos e Políticas de Meio Ambiente do BNDES;
Fernando Faria, gerente de Soluções de Governo S&D da IBM Latin America – programa Smart Cities;
Paulo Simão, presidente Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC);
Lauro Andrade Filho, diretor da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer)

O BGC será apresentado também para o empresariado italiano, durante um evento especial organizado pelo Consulado Brasileiro em Milão, no período do Salão do Móvel em Milão, entre os dias 14 e 19 de abril.

Internet:
Bright Green Cities – www.brightgreencities.com
V Fórum Urbano Mundial – http://wuf5.cidades.gov.br/pt-BR/Home.aspx