Evandro Padovani

Um dos temas abordados no  XVI Seminário Internacional de Agricultura, Pecuária, Logística e Turismo Sustentável deste ano é “Pepino Lavoura Plantada – Agricultura e o desenvolvimento sustentável e o compromisso de redução de desmatamento Pós COP 21 Paris”, que será esclarecido por Evandro Padovani, secretário de Agricultura do Estado de Rondônia. Os debatedores da palestra serão os dirigentes do SENAR, Federação da Agricultura e Agrícola de Rondônia, Acre e Mato Grosso.

No Norte de Minas Gerais o produto em questão é motivo de lucro e de superação do flagelo da seca. Produtores da região desenvolvem o plantio irrigado de pepino sem ter que enfiar a mão no bolso na hora de preparar o terreno e comprar equipamentos; já que eles recebem insumos e assistência técnica. Outro benefício está na garantia antecipada da compra da safra. Essas vantagens são obtidas por meio de um sistema de parceria criado por uma indústria de alimentos de Santa Catarina, que vem estimulando o cultivo irrigado da variedade de pepino voltada para conservas (picles), investimento que leva à geração de mais empregos no campo.

As plantações do pepino para conserva são irrigadas pelo sistema de gotejamento, com o consumo de pouca água. Assim, as lavouras podem ser mantidas com água captada de poços tubulares, sem comprometer o lençol freático. O baixo consumo hídrico também reduz os custos da energia na irrigação, usada por mais de 90% dos agricultores no período noturno, que tem valor diferenciado, a tarifa verde.

O XVI Seminário Internacional de Agricultura, Pecuária, Logística e Turismo Sustentável e o XVI Prêmio Ecoturismo acontecerão nos dias 04 e 05 de dezembro no Hotel Maximus, em Ji Praraná (RO).

O evento reunirá os principais players públicos e privados dos estados do Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Acre e Amapá, que discutirão os novos rumos desses estados frente a realidade da abertura das saídas para o Pacifico, com a visão holística dos países andinos e suas populações de milhões de consumidores dos pro¬dutos amazônicos brasileiros e troca com os amazôni¬cos internacionais.

 

Prêmio Ecoturismo 2017
Suenia M. Cordeiro de Sousa, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS ) é uma das indicadas ao Prêmio Ecoturismo na categoria “Tecnologia Sustentável”. A gerente, que é  Engenheira Civil com Especialização em Inovação com foco em

Edificações Sustentáveis, formada pela Universidade Federal de Campina Grande,  foi a Engenheira Responsável pela construção do prédio sede do Centro Sebrae de Sustentabilidade, projetado e construído como um laboratório vivo de práticas sustentáveis, que possui certificação internacional BREEAM IN USE, nível Excellent e Procel Edifica nível A para projeto e
construção, sendo reconhecido como o prédio em uso mais sustentável da America Latina.

O Centro foi projetado e construído como um laboratório vivo de práticas sustentáveis e possui certificação internacional BREEAM IN USE, nível Excellent e Procel Edifica nível A para projeto e construção, sendo reconhecido como o prédio em uso mais sustentável da America Latina.
O CSS é referência nacional do Sebrae para a produção e difusão de conhecimento sobre o tema junto aos pequenos negócios, conquistou a mais importante certificação internacional para construções sustentáveis.

Suenia M. Cordeiro de Sousa

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRAR EM CONTATO PELO

E-MAIL: ALESSANDRA.COMERCIAL@REVISTAECOTURISMO.COM.BR OU ACESSE  HTTP://REVISTAECOTURISMO.COM.BR/SEMINARIO/