Unidade em Joinville produz cabeçotes de alumínio
 
No sábado, 27, a fábrica de motores da General Motors em Joinville (SC) completou 3 anos de operações, período em que produziu mais de 218 mil unidades, sendo 121,3 mil em 2015, dos propulsores nas versões 1.0 e 1.4 para abastecer a unidade de Gravataí (RS) e equipar os modelos Onix e Prisma.

 
Com investimento de R$ 350 milhões, a fábrica ocupa uma área total de 500 mil metros quadrados, dos quais 200 mil metros quadrados foram destinados a preservação ambiental. A unidade foi planejada para pôr em prática diversas ações de sustentabilidade e em março de 2014 recebeu a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (LEED Gold), sendo a primeira do setor automotivo na América do Sul a conquistar o certificado e a segunda da GM no mundo.
 
Durante o processo de certificação foram consideradas práticas e iniciativas sustentáveis da construção civil em diversas fases; da concepção do projeto à operação. Um dos requisitos era reduzir em 10% o consumo de energia em toda da fábrica. A GM de Joinville conseguiu obter uma economia de 13,8% e deixa de emitir anualmente cerca de 120 toneladas de CO2. 
 
“Desde a sua instalação no País, há 91 anos, a GM promove iniciativas voltadas à sustentabilidade e a fábrica de motores de Joinville marca a consolidação desse processo reforçando nosso compromisso com a preservação do meio ambiente”, diz Marcos Munhoz, vice-presidente da companhia. 
 
Entre os processos sustentáveis que a planta mantém, destacam-se o teste a frio dos motores, que não utiliza combustíveis e tem zero emissões, sistema de monitoramento da qualidade do e controle de temperatura interna, módulos fotovoltaicos (1.280 unidades em 2.115 metros quadrados) para geração de energia a partir da luz solar, sistema de aquecimento de água também pela luz solar, além de uso racional da água e tratamento de água por osmose reversa que permite o reuso de até 26 mil metros cúbicos por ano utilizada em fins não potáveis, como processo industrial, sanitários, irrigação e lavagem de pisos.
 
Fonte: Automotive Business