Recurso surge integrado ao Skype e já está disponível para teste

Página ensina usuários a usar novo recurso de vídeos no Facebook (Reprodução)

Página ensina usuários a usar novo recurso de vídeos no Facebook (Reprodução)

O Facebook apresentou nesta quarta-feira o novo recurso que vinha sendo mantido em sigilo e fora descrito como “incrível” pelo fundador da rede, Mark Zuckerberg: videochats. Para tanto, a maior rede social do planeta disponibilizará aos mais de 750 milhões de usuários cadastrados uma integração com o Skype, o mais popular serviço de telefonia de internet e querecentemente foi vendido para a Microsoft.

Leia também: Google+ tem boas ideias, mas falta o ‘plus’

O recurso da videochamada abre um novo capítulo na batalha virtual pela fidelidade dos usuários de redes sociais, sobretudo depois da chegada do rival Google+. A funcionalidade apresentada é semelhante ao Hangout, um dos maiores atrativos apresentados pela gigante de buscas na semana passada. Mark Zuckerberg, no entanto, informou que o lançamento deve-se à quantidade de conteúdos produzidos na rede social – cerca de 4 bilhões de informações por dia.

As conversas por meio de vídeo serão gratuitas e poderão ser feitas até entre duas pessoas – o Hangout, do Google, concede acesso a dez pessoas simultaneamente. “As câmeras não serão acionadas até as duas pessoas aceitarem o início da conversa”, garantiu Zuckerberg. Segundo o Facebook, a integração do recurso não está disponível, por enquanto, para celulares e tablets. A vídeochamada estará presente para todos os adeptos ao site nas próximas semanas, mas já é possível testá-lo no novo endereço de vídeochamadas do Facebook. Para testá-lo, o usuário deve acessar a página e aceitar a instalação de um plug-in do Skype. Uma vez instalado, o botão para videochat aparece junto à janela da conversa, na parte inferior à direita da página principal (imagem abaixo).

facebook, google+, mark zuckerberg, skype, videochamada

Tony Bates, presidente do Skype, garantiu que a parceria com a maior rede social do planeta não inviabiliza o futuro do serviço, vendido recentemente por 8,5 bilhões de dólares (13,6 bilhões de reais) para a Microsoft. “Não estamos preocupados se os usuários vão parar de usar o Skype em seus computadores para usar o sistema de vídeos do Facebook”, avisou. Já Zuckerberg demonstrou confiança com mais uma nova parceria com a gigante de software. “Já temos um ótimo relacionamento com a empresa e agora que o Skype pertence a ela, temos uma sensação de estabilidade”, garantiu. Vale lembrar: em 2007, a Microsoft pagou 240 milhões de dólares (384 milhões de reais) por 1,6% do Facebook.

Além da vídeochamada, o Facebook revelou que a nova função bate-papo permitirá aos usuários conversarem com várias pessoas ao mesmo tempo. Segundo a empresa, cerca de 50% dos usuários do Facebook já utilizam o recurso de grupos. ”Com um clique, será possível adicionar pessoas desses grupos a uma janela de conversa”, disse o CEO. Para atender a demanda do público e permitir que os usuários usem mais o serviço, a seção de bate-papo será redesenhada.

Fonte: VEJA