Programação gratuita oferecerá aulas, palestras e oficinas aos cariocas
Nos dias 8 e 9 de outubro, a Gávea e o Jardim Botânico serão palco de uma intensa e variada programação de atividades gratuitas sobre sustentabilidade. Palestras, oficinas de culinária, aulas de yoga, feira de orgânicos e produtores locais, e atividades para crianças estão na agenda do LivMundi, evento que tem como proposta estimular uma vida mais saudável e sustentável através de medidas simples.
O LivMundi, idealizado por Luciane Coutinho, sócia da MashUp, será marcado pelo encontro de mentes e organizações de destaque no setor. Grandes profissionais, que atuam de forma separada em suas áreas, estarão reunidos, pela primeira vez, para falar sobre sustentabilidade com uma abordagem multidisciplinar. Haverá, por exemplo, ciclo de palestras com nomes como Marcelo Motta, Daniel Becker e André Carvalhal no Teatro Tom Jobim do Jardim Botânico.
Na Praça Santos Dumont, estarão reunidos produtos locais da feira gastronômica Junta Local e do Circuito de Feiras Orgânicas. Para as crianças, atividade sensorial e oficina de horta caseira oferecida pelo Instituto Moleque Mateiro. No Jardim Botânico, a convidada Regina Tchely, da Favela Orgânica, vai participar ensinando o público a preparar receitas utilizando as partes normalmente descartadas dos alimentos como, por exemplo, a casca de abacaxi e a folha de brócolis.
Outro destaque da agenda do LivMundi é a programação de aulas gratuitas no espaço Nirvana, na Gávea. Serão oferecidas diversas aulas, como ashtanga, vinyasa, pilates solo e meditação (com vagas limitadas e inscrições através do site do evento).
“Nossa ideia é fazer com que as pessoas entendam que podemos viver melhor, individualmente e em comunidade, com os recursos que já existem. Além de criar um espaço para que sejam apresentadas novas ideias e alternativas para uma sociedade mais sustentável”, explica Luciane, coordenadora do projeto e diretora da MashUp. A expectativa é que o evento passe a fazer parte do calendário oficial da Cidade.
Durante o evento, os locais onde vão acontecer as atividades do LivMundi serão interligados e sinalizados, considerando como ponto de referência o Jardim Botânico, chamado de espaço Organismo Vivo. A ideia é incentivar a mobilidade para que o público percorra o festival sem a necessidade do uso de veículos poluentes.
O LivMundi conta com a apresentação e o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.