Como é tradicional, festa é encerrada com leitores feita por escritores.
Edição não teve polêmicas marcantes como em outras edições.

 

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) chegou ao final da sua décima edição na noite deste domingo (8), comemorando a presença do público (considerado recorde) e marcando espaço para nomes menos conhecidos entre os autores convidados. A edição não teve polêmicas marcantes, como em anos anteriores, mas alcançou o objetivo de celebrar a literatura contemporânea e homenagear Carlos Drummond de Andrade, presente em todos os eventos realizados durante a festa.

O encerramento aconteceu durante a apresentação intitulada “Mesa de cabeceira”, em que alguns dos principais convidados da edição leram trechos dos seus livros preferidos.
Os escritores Amin Maalouf, Dany Laferrière, Dulce Maria Cardoso, Enrique Vila-Matas, Zoé Valdés, Ian McEwan, Javier Cercas, Juan Gabriel Vasquez, Luis Fernando Verissimo e a idealizadora da Flip, Liz Calder, participaram da mesa.

A organização da Flip estima que 25 mil pessoas tenham passado por Paraty nos cinco dias da festa literária,com cerca de 45 mil acessos a todos 135 eventos realizados na cidade (considerando que cada pessoa podiaparticipar de mais de um deles). O número foi considerado um recorde, e teve força também na internet, atingindo 270 mil pessoas através do Facebook. Ao longo das dez edições da festa, foram recebidos em Paraty 327autores de 40 países.

Ao considerar que a festa de 2012 foi bem-sucedida, a organização decidiu manter para a edição do próximo ano o trabalho do curador, o jornalista Miguel Conde. O nome do homenageado do próximo ano ainda não foi confirmado, e deve ser anunciado oficialmente apenas em agosto. Graciliano Ramos é uma das possibilidades.

Para Conde, as mesas da manhã deste domingo (7), como a apresentação emocionada e bem-humorada da escocesa Jackie Kay e do gaúcho Fabrício Carpinejar, foram as mais marcantes do festival. A Flip deste ano foi desfalcada do Prêmio Nobel J.G.M Le Clézio, que cancelou sua participação dias antes do início da festa. Grandes autores internacionais tiveram participação interessante, mas não chegaram a empolgar muito a plateia.

Os organizadores aprovaram a apresentação de poemas de Carlos Drummond de Andreade, homenageado deste ano, no início de cada uma das mesas realizadas.