No dia 23 de Setembro, os veículos de comunicação terão um encontro com os candidatos a prefeito de SP: Russomano, Marta, Haddad, Doria e Olímpio.
A Folha, o UOL e o SBT promoverão debate entre candidatos à Prefeitura de São Paulo no dia 23 de setembro, a partir das 13h10, na sede da emissora.
O evento terá duração de uma hora e meia e será dividido em três blocos, com dois intervalos entre eles. Terá a mediação do apresentador Carlos nascimento do SBT e os jornalistas Fernando Canzian, repórtes especial da Folha, Kennedy Alencar, do SBT, Diogo Pinheiro, do UOL, participarão fazendo perguntas aos candidatos.
Conforme a nova lei eleitoral, debates na televisão devem obrigatoriamente ter a participação dos candidatos de partidos com mais de nove deputados federais e em São Paulo, há cinco nomes nessa condição: Celso Russomano (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB) e Major Olímpio (SD).
Os organizadores propuseram uma regra mais abrangente do que o mínimo exigido pela lei: participariam todos os necessários legalmente mais os cinco primeiros colocados na última pesquisa Datafolha anterior ao debate.
Na situação atual, isso significaria a entrada de Luiza Erundina, do PSOL. Ela é a terceira colocada no último levantamento feito pelo Datafolha, com 10%, mas seu partido tem apenas seis deputados federais.
Para a proposta ser aprovada, ela precisaria do aval de dois terços dos participantes do debate, o que não se concretizou em reunião nesta quarta(17) no auditório da Folha. Foram favoráveis as campanhas de Russomano e Haddad. Votaram contra os representantes de Marta, Doria e Olímpio.
A campanha de Erundina entrou em ação na Justiça para reverter a decisão. O coordenador da campanha dela, Marcio Bento, disse que o veto foi antidemocrático.
“É a exclusão de uma candidata que tem 10% da intenções de voto, está em terceiroi lugar, podendo chegar a segundo no empate técnico. Erundina foi prefeita de São Paulo, é deputada federal e expressa uma posição clara nas eleições, com um programa alternativo”, disse.
Folha, SBT e UOL já realizaram debates com os principais candidatos.
Pesquisa feita nos últimos 12 e 13 de julho mostrou que o candidato do PRB tem 25% das intenções de voto, à frente de Marta, com 16%, e Erundina, com 10%. Haddad (PT), que vai tentar a reeleição, aparece com 8%, em empate técnico com Doria, que tem 6%. Na ocasião, Andrea Matarazzo (PSD), que ainda não havia sido anunciado como vice de Marta, tinha 3%.
Fonte: Folha de S. Paulo