A Ford apresentou pela primeira vez no Brasil o seu novo motor EcoBoost, que
traz uma tecnologia inovadora para veículos a gasolina, durante o 2º
Workshop Ford de Tecnologia – A Eficiência Energética, realizado em São
Paulo. O motor apresentado foi o EcoBoost 2.0, que tem uma potência de 250
cv, compatível com modelos de cilindrada maior.

A tecnologia EcoBoost foi desenvolvida pela Ford para oferecer excelente
desempenho com máxima economia e menores emissões. Ela combina injeção
direta de combustível, turbo de baixa inércia e duplo comando independente
de válvulas variável para gerar a mesma potência de um motor V6 3.5
convencional, com um bloco menor e eficiência muito maior. A construção em
alumínio também contribui para reduzir o peso e favorece o desempenho.

Além de ser até 20% mais econômico no consumo de combustível, ele reduz em
até 15% as emissões de CO2. Tudo isso, com um desempenho forte e suave,
disponibilizando o seu torque máximo de 34,5 kgfm em uma faixa ampla de
rotações, de 2.000 a 4.500 rpm. Desse modo, garante respostas rápidas em
todas as condições de aceleração do veículo.

Inovações técnicas

O motor EcoBoost tem turbo de baixa inércia que gira em rotações de até
195.000 rpm e é projetado para um ciclo de vida de mais de 240.000 km, ou 10
anos de uso. Ele trabalha com uma pressão de até 16 psi e usa um intercooler
para reduzir a temperatura do ar de admissão do motor. A injeção direta de
combustível trabalha com alta pressão, de até 2.200 psi, e injetores com
sete jatos individuais para espargir o combustível diretamente dentro da
câmara de combustão. Já o avançado sistema de duplo comando independente de
válvulas variável (Ti-VCT) permite aumentar em aproximadamente 10% a
potência e em até 4% a economia de combustível.

Robustez e durabilidade

Os engenheiros da Ford testaram exaustivamente o EcoBoost tanto em
dinamômetro como em condições reais de rodagem e variações extremas de
temperatura ambiente. Dirigibilidade, partidas a frio, rodagem em altas
altitudes e com reboque foram algumas das situações avaliadas, nas quais o
Ford EcoBoost operou sem esforço, cumprindo o mesmo papel de um motor maior.

“O motor EcoBoost foi projetado e testado para ser usado sem a necessidade
de nenhum cuidado especial”, diz Volker Heumann, engenheiro de motores da
Ford. “Você não precisa colocar em ponto morto antes de desligar o motor,
não precisa observar intervalos especiais de troca de óleo nem usar óleos
especiais.”

Mais informações:

Burson-Marsteller

Ludmila Dalanora (11-3040-2414)

Paula Patari (11-3094-2257)

Fábio Santos (11-4174-9520)

Paula Patari
Ford Client Executive
Burson-Marsteller Brasil
( +55 11 3094-2257
+ paula.patari@bm.com
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