Índio - Google EarthA tribo indígena amazônica Suruí, de Rondônia, e seu líder Almir Suruí foram um dos cinco grupos homenageados pelo projeto Google Earth Heroes, anunciou o blog oficial do Google nesta terça-feira (27).

Os outros indicados foram o projeto Save the Elephants, que atua em regiões de norte a sul da África; Kaisei, no norte do oceano Pacífico; a Fundação BOS, em Borneo, sudeste da Ásia; e Appalachian Voices, na Carolina do Norte (EUA).

O Google “celebra os indivíduos e organizações que usaram o Google Earth em seus esforços para efetivas mudanças no mundo”, afirmou.

Vídeos mostrando o trabalho de cada um dos grupos escolhidos no primeiro estágio do Google Earth Heroes são exibidos no site do projeto.

No vídeo sobre o projeto brasileiro, o lider Almir afirma, em português, que “nós, índios, já temos nosso jeito de viver na floresta” e que “não precisa de matar pra viver”. No entanto, conta que recebeu ameaças de madeireiras, e 11 líderes indígenas já foram assassinados.

O minidocumentário de três minutos também diz que os índios utilizaram tecnologias como celulares, câmeras fotográficas e computadores para compartilhar sua cultura com o mundo e proteger a floresta.

Folha Online