O Protocolo de Intenções para implementação da segunda fase do Programa de Voluntários da OMT em Minas Gerais, que tem como foco a consolidação da “Rota das Grutas de Lund” como um produto único e diferenciado no Brasil, foi assinado na tarde desta sexta-feira (15), no estande da Setur MG, durante o 6º Salão Nacional do Turismo, pela secretária adjunta de Estado de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento, e pelo diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo e representante da Fundação OMT Themis, Patric Krahl.

Com a assinatura do Protocolo de Intenções, a Rota das Grutas de Lund passará a contar, a partir do próximo ano, com apoio técnico de um voluntário da OMT, que será um agente de desenvolvimento em Cordisburgo – escolhida como cidade piloto para este projeto. O voluntário da OMT irá assessorar os atores chave do turismo local e regional, atuando no desenvolvimento de produtos turísticos e orientando o processo declaratório da Rota das Grutas de Lund como patrimônio da humanidade da UNESCO.

De acordo com a secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, o esforço comum, tanto do Governo de Minas quanto da OMT, é de favorecer o crescimento da economia local, estruturar uma rota integrada, e promover a Rota das Grutas de Lund como uma opção turística de entretenimento e conhecimento. “O Governo de Minas quer dotar a região da Rota das Grutas de Lund de equipamentos e estratégias para receber o turista nacional e internacional que busca atividades de natureza. Nossa meta  também é difundir a educação ambiental entre as comunidades inseridas neste importante destino turístico”, disse.

Durante a cerimônia, o diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo e representante da Fundação OMT Themis, Patric Krahl, parabenizou o Governo de Minas pela iniciativa e lembrou que o Brasil é um país membro da Organização Mundial do Turismo e que precisa, cada vez mais, aproveitar da experiência e das oportunidades que o organismo internacional oferece. “Vamos ajudar na divulgação deste projeto como um case de sucesso no Brasil e, também vamos incentivar outros estados brasileiros a terem este tipo de iniciativa”, afirmou.

Rota da Grutas de Lund

O projeto Rota das Grutas de Lund pretende gerar um modelo de desenvolvimento regional sustentável por meio do turismo, com um produto de abrangência nacional e internacional que valorize a singularidade de um dos mais importantes conjuntos arqueológicos, paleontológicos e espeleológicos do planeta.

E, mais ainda, valorizar e tornar mais próximo das comunidades e dos turistas os atrativos que integram o patrimônio paleontológico e arqueológico de Minas Gerais, neste trabalho representado pelo o Monumento Natural Peter Lund em Cordisburgo, onde está localizado a Gruta de Maquiné; o Parque Estadual de Sumidouro em Lagoa Santa, que abrange a Gruta da Lapinha; e o Monumento Natural Rei do Mato, onde está localizada a Gruta de mesmo nome, em Sete Lagoas.

O objetivo do produto turístico Rota das Grutas de Lund é oferecer experiência diferenciada, qualificada e segura aos turistas e visitantes que busquem a interação com a natureza dos ambientes cársticos, o conhecimento do patrimônio histórico, arqueológico e paleontológico, bem como, a vivência das manifestações culturais do povo mineiro, em especial daqueles tocados pela rusticidade e ternura do interior.

O turista que visita as Grutas pode experimentar uma mágica sensação, vivendo através de “uma viagem no tempo” um pouco da história desta região e sua cultura viva,  expressadas nas manifestações culturais típicos de Minas Gerais.

 

LEGENDAA secretária adjunta de Estado de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento, e o diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo e representante da Fundação OMT Themis, Patric Krahl, durante assinatura do protocolo de intenções para implementação da segunda fase do programa Voluntários da OMT

Crédito: Gil Leonardi – Imprensa MG