Com o objetivo de apoiar agricultores a utilizarem um sistema produtivo com base nos princípios da agroecologia e tornar sua produção orgânica em até cinco anos, o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Kairós e a Associação de Agricultura Orgânica (AAO), realiza uma série de ações para promover a Transição Agroecológica.

Entre as ações, o produtor paulista conta com um site, que pode ser acessado neste link http://www.codeagro.sp.gov.br/fichas-agroecologicas/transicao-agroecologica, para consultar as diretrizes e boas práticas para tornar sua produção orgânica. As práticas incluem a conservação do solo e o controle da erosão, aumento da utilização de materiais orgânicos, manejo ecológico de pragas e doenças, adequação ambiental da propriedade e correta destinação de dejetos e resíduos sólidos, entre outros itens.

“O site é uma importante ferramenta para os agricultores que buscam se adaptar às práticas e proporciona segurança aos consumidores e aos estabelecimentos comerciais sobre os produtos que estão adquirindo”, destacou o titular da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria de Agricultura, José Valverde Machado Filho.

Para melhor atender os produtores, os técnicos da Pasta agrícola que atuam nas Coordenadorias de Desenvolvimento dos Agronegócios e de Assistência Técnica Integral (Cati) e na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), participaram dos encontros de capacitação sobre o processo de “Transição Agroecológica” durante o mês de junho. Entre as orientações transmitidas, os agentes agropecuários se informaram sobre o “Método Albrecht de Equilíbrio de Bases”, fundamental no processo de recuperação e equilíbrio de um sistema produtivo, acelerando o processo de transição agroecológica e o desenvolvimento saudável de culturas.

Pensando na próxima geração de agricultores, a capacitação da Secretaria tem como foco também os professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza. Em junho, foram realizadas duas capacitações: em Monte Alegre do Sul, capacitando 15 professores sobre a avicultura; e em Colina, com 18 professores obtendo conhecimento sobre bovinocultura, atingindo 2.155 alunos. A próxima formação será realizada no fim do mês de julho e promoverá a utilização de Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs) e óleos essenciais, na Etec Camargo Aranha, na capital paulista.

O apoio da Secretaria de Agricultura à produção orgânica também é realizado por meio da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica, composta por membros do setor produtivo e do poder público. Na última reunião, realizada em junho, a Câmara apresentou um balanço do Programa São Paulo Orgânico, que detectou o aumento de 16,9% em 2016 no número de produtores orgânicos no território paulista, em comparação com o ano de 2015. O Programa de Capacitação dos Agentes do Agronegócio Paulista, uma iniciativa do governo paulista sob a gestão da Secretaria de Agricultura, capacita os agricultores com conhecimentos e tecnologias para uma agricultura sustentável.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, destacou a importância das ações da Pasta para uma produção agropecuária mais sustentável nos dias atuais. ‘’Uma pauta atual na produção agropecuária é a necessidade de ter uma proposta que seja ambientalmente correta, mostrando que a produção e a preservação ambiental podem ser mutualmente harmônicas, como nos determina o governador Geraldo Alckmin”, disse.

Assessoria de Comunicação