O Ministério do Turismo irá lançar na quinta-feira em São Paulo um programa de qualificação profissional com foco na Copa do Mundo de 2014.
Batizado de “Bem Receber Copa”, o programa irá oferecer cursos para mais de 300 mil trabalhadores do setor, segundo o ministro Luiz Barretto.
O objetivo é elevar a qualidade no atendimento aos turistas pelos profissionais que atuam na linha de frente -como garçons, recepcionistas, balconistas, atendentes de locadoras de veículos, entre outros.
Os recursos serão repassados para as entidades parceiras do projeto. Neste ano, o aporte inicial será de R$ 70 milhões. As liberações ocorrerão anualmente. Até a Copa, serão R$ 450 milhões, segundo o ministro.
Num primeiro momento, foram fechadas parcerias com cinco entidades de classe para a implantação do projeto: Abrasel (associação de bares e restaurantes), Abetar (empresas de transporte aéreo regional), Abla (locadoras de automóveis), Abeta (empresas de ecoturismo) e Instituto Brasileiro de Hospedagem -braço da Abih (indústria de hotéis).
Ao se juntar às entidades, o ministro pretende aproveitar o conhecimento de cada área sobre as próprias carências para direcionar os cursos.
“O dono do hotel sabe exatamente quais as necessidades. Os cursos serão customizados para cada área”, disse Barretto.
FSP