publico-presente-de-varias-cidadesOs principais questionamentos realizados pelos cidadãos foram relacionados com os benefícios que o empreendimento trará aos municípios e como se dará a mitigação dos impactos sociais que surgirão com as obras, além de questões referentes à indenização.
De 02 a 07 de março, o Ibama realizou uma série de audiências públicas sobre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) de uma das linhas de transmissão que saem da Usina Hidrelétrica de Belo Monte , no Pará. Esta interliga a usina a Miracema do Tocantins/TO.
As audiências foram realizadas nos municípios de Novo Repartimento, Curionópolis, Arapoema e Miracema e contaram com a presença dos prefeitos, vereadores e outras autoridades locais, além do superintendente do Ibama, Flávio Luiz de Souza Silveira, de servidores do instituto, do representante do empreendedor e da empresa que atua como consultora ambiental da empresa.
Os principais questionamentos realizados pelos cidadãos foram relacionados com os benefícios que o empreendimento trará aos municípios e como se dará a mitigação dos impactos sociais que surgirão com as obras, além de questões referentes à indenização.
A Linha de Transmissão (LT) 500 kV Xingu–Parauapebas / Parauapebas–Miracema / Parauapebas–Itacaiúnas e subestações associadas, da ATE XXI Transmissora de Energia, com aproximadamente 938 km de extensão, tem como objetivo a transmissão de energia que será gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, com previsão de operação no ano de 2016. Por meio da linha de transmissão, a energia gerada será interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
As atas das audiências públicas podem ser lidas no site www.ibama.gov.br/licenciamento – caso o link não abra, por favor, copie e cole na barra de navegação do seu navegador de internet. Ao entrar no site vá em “consulta” / “empreendimentos”. Digite o nome do empreendimento, depois mande pesquisar. Irá abrir o nome do empreendimento (clique em cima dele). No menu que irá aparecer clique em “documentos do processo”. Todos os documentos relativos àquele empreendimento podem ser lidos on-line.