consumidorconscienteHá uma crescente preocupação em adquirir produtos que possam reduzir os gastos de energia, água e até resíduos
 
De acordo com uma pesquisa sobre comportamento de compra, realizada pelo LOHAS Consumer Trends Database (LCTD), em 2010, os consumidores, em geral, estão fazendo escolhas cada vez mais ecológicas. Estima-se que esse segmento movimente US$ 290 bilhões no mercado americano para produtos e serviços voltados à saúde, meio ambiente, justiça social, desenvolvimento pessoal e vida sustentável. Só no Brasil, o setor de fitness e academias, por exemplo, movimenta mais de R$ 2 bilhões; o mercado de orgânicos, R$ 500 milhões; e o de bicicletas cresceu 300% em cinco anos (são mais 70 milhões de unidades, mais do que a soma da frota de veículos e motos).
Já existe até um segmento de mercado com foco em fitness, desenvolvimento pessoal, vida sustentável e justiça social chamado LOHAS, sigla para Lifestyles of Health and Sustainability, isto é, Estilo de Vida de Saúde e Sustentabilidade
Esses consumidores têm dado preferência para produtos verdes e incorporado atitudes mais ecológicas, mas não se limitam a adquiri-los: 45% deles acreditam que comprar menos já é uma forma de reduzir os impactos ambientais. Além disso, há diversas outras maneiras de abrandar a pegada ambiental, como utilizar o transporte público ou levar uma sacola retornável para o supermercado.
Nesse sentido, há uma crescente preocupação em adquirir produtos que possam reduzir os gastos de energia, água e até resíduos. Enquanto tais atitudes geram benefícios diretos para os administradores de hospitais, outros tipos de iniciativas trazem vantagens para os pacientes e para as equipes de trabalho, como a aquisição de produtos de limpeza não tóxicos, equipamentos e medicamentos com menores quantidades de componentes químicos pesados e até a escolha de alimentos mais saudáveis.
Saiba mais sobre o assunto na edição da Revista Ecoturismo do mês de março.