pantanal

Arena Pantanal ajusta os últimos detalhes antes da entrega (crédito: Divulgação)

O incêndio ocorrido em outubro do ano passado pode tirar a Arena Pantanal da Copa do Mundo. De acordo com um relatório solicitado pelo Ministério Público em dezembro, que foi obtido pela Agência Reuters, o estádio teria sofrido danos estruturais após o ocorrido, mesmo com as negativas do coordenador da Secopa-MT, Maurício Guimarães.

Em um dos trechos do relatório do MP obtidos pela Agência Reuters, ” ressalta-se que, a perda de resistência destes elementos podem comprometer a estabilidade global desta construção. Recomenda-se, fortemente, que seja verificada, por meio de ensaios, os reais danos sofridos pela estrutura”, prossegue. O “concreto foi completamente desfragmentado”, diz o texto.

Em nota, divulgada neste domingo (16), a Secopa-MT, órgão responsável pela supervisão da Arena Pantanal, diz que “após perícia no local atingido pelo incêndio, todos os reparos necessários foram realizados, seguidos de testes de carga concentrada e ensaios de resistência das estruturas. As análises foram realizadas por engenheiros especialistas em cálculo estrutural”.

De acordo com o Ministério Público local, o estádio só irá receber jogos quando os relatórios apresentarem dados conclusivos sobre os danos causados pelo incêndio no estádio.

Com 95% das obras concluídas, a Arena Pantanal deve ser entregue no início do mês de março. A primeira partida oficial será entre Santos e Mixto, pela Copa do Brasil, no dia 2 de abril.

O local vai receber quatro jogos da Copa do Mundo: Chile x Austrália, Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia-Herzegovina e Japão x Colômbia

Fonte: Portal 2014