Programa incentiva recuperação de pastagens degradadas em todo o Brasil

Por Élcio Fonseca

O programa Integra Zebu foi lançado oficialmente neste domingo (02), durante a programação da 86ª ExpoZebu, na ABCZ TV. Desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Epamig, Emater e outras entidades públicas e privadas, o Integra Zebu tem objetivo de incentivar a recuperação de pastagens degradadas em todo o país, por meio dos sistemas de Integração Lavoura e Pecuária (ILP) e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

“É o programa mais importante já desenvolvido pela ABCZ porque trata de sustentabilidade. Por meio do Integra Zebu, iremos levar orientação a todas as regiões produtoras do Brasil, ajudando no desenvolvimento da agropecuária, por meio da implantação dos sistemas de integração”, avalia o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.

Durante o projeto-piloto, iniciado ano passado, o Integra Zebu foi implantado em propriedades de 12 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas e, a partir de agora, será expandido para os estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Para ter acesso ao programa, o produtor deve procurar a ABCZ ou as entidades parceiras em seu estado ou município.

“O Brasil tem hoje 70% de suas pastagens degradadas, o equivalente a 130 milhões de hectares. É o dobro da nossa área agrícola. A ABCZ tem expressiva repercussão no Brasil e no mundo, por isso sempre buscamos ir além, estamos preocupados não só com a produção de carne e de leite, mas também com as pastagens e bem-estar dos animais e dos produtores”, complementa Rivaldo Júnior.

Após o lançamento oficial do Programa, um painel técnico deu continuidade ao tema, com participação de Gustavo Laterza, coordenador regional da Emater, João Gilberto Bento, gerente comercial da ABCZ, Sebastião Pedro da Silva Neto, chefe de transferência de tecnologias da Embrapa Cerrados, Fernando Oliveira Franco, chefe-geral da Epamig Oeste e Feliciano Nogueira de Oliveira, diretor técnico da Emater.

Fonte> www.abcz.org.br