A noite do dia doze de dezembro, antecedendo o último dia da II Conferência Nacional do Meio Ambiente foi coroada por grandes acontecimentos sócio ambientais. No calor das discussões que aconteciam paralelamente dentro dos Grupos Temáticos de Trabalho, envolvendo mais de mil e duzentos delegados dos vinte e sete Estados do Brasil,credenciados ao importante evento do MMA, ocorreram as solenidades de premiação ambiental.
A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva abriu a Solenidade de entrega do Prêmio Chico Mendes, por volta das 2l horas no Auditório Central do Marina Hall em Brasília, tendo sido entregues à cerca de trinta entidades, associações civis e personalidades envolvidas com a sustentabilidade do Brasil.
A emocionante solenidade teve como Mestre de Cerimônias a atriz Letícia Sabatella e momentos de grandes paixões como aconteceu com a menção da luta de Chico Mendes e Franselmo, ambos mártires do ambientalismo nacional, momentos de cânticos indígenas e a mostra da diversidade étnica e cultural do país.
Por volta das 22h30min , com a continuação dos debates acalorados que continuaram paralelamente às premiações no Auditório Central, encerrou-se à entrega do Prêmio Chico Mendes e teve início a solenidade de entrega do Prêmio Ecoturismo e Sustentabilidade, comandado pelo Jornal e Revista Ecoturismo, dirigido pelo jornalista e advogado ambientalista Hércules Góes, um dos pioneiros da luta ambiental na imprensa especializada do Brasil.
A mesa diretora dos trabalhos de entrega do III Seminário Internacional de Ecoturismo e Sustentabilidade e IV Prêmio Ecoturismo e Sustentabilidade, foi formada por Ubiratan Castro, presidente da Fundação Palmares do Ministério da Cultura ,Wagner Moreira dos Santos,Chefe de Assessoria de Qualidade dos Correios, Antônio Gomes, Secretário de Meio Ambiente do DF, Francisco Ruyz, Diretor Geral da OTCA, Egon Just, Secretário do Meio Ambiente e Turismo de Palmas, Gilney Viana, Secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Cléo Port , Prefeito de Canela.
Os laureados da noite foram a Ex Presidente da República do Equador, e atual Secretária Geral da OTCA, Rosalía Arteaga; o Secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana; o Secretário Nacional de políticas do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi; o jornalista ambiental e Prêmio Global 500 da ONU, Vilmar Berna; o Município de Palmas em Tocantins, prefeito Raul Filho; a prefeitura de Canela no Rio Grande do Sul pelo prefeito Cléo Port; a Amazonsat pela jornalista Ana Paula; o Ministro da Cultura Gilberto Gil; a Fundação Odebretch; a Bahiatursa; o Governo do DF pelo Governador Joaquim Roriz; Fronteira Natural; Eco Resort da Bahia; os Correios; o cantor e apresentador Netinho de Paula; o Governo do Estado de Rondônia, gestão 2003/2006; os Senadores da República, Amir Lando e Valdir Raupp e a deputada Federal Marinha Raupp.
O veículo de comunicação teve o apoio cultural da Varig, Ministério do Meio Ambiente, Fundação Alpha e no encerramento da solenidade que foi muito aplaudida anunciou o dia primeiro de setembro para realizar a 5ª edição do Premio Ecoturismo e Sustentabilidade e 4ª edição do Seminário Internacional de Ecoturismo e Sustentabilidade. As fotos são de autoria do fotógrafo Martin D’Avila e apoio técnico da equipe do MMA, Anelize Schuler, Cristiane Teles, Tiago Alves (webdesigner) e Bruno Oliveira (programador).
Revista Ecoturismo outorga a Netinho de Paula o prêmio de Homem do Ano da Inclusão Social.
Revista Ecoturismo outorga a Netinho de Paula o prêmio de Homem do Ano da Inclusão Social
O jornalista ambiental Hércules Góes, presidente da Comissão do Júri que indicou os candidatos ao Prêmio Ecoturismo e Sustentabilidade 2005, entregou pessoalmente o prêmio ao cantor e apresentador Netinho de Paula, que foi agraciado com o título de Homem do Ano 2005 na categoria Inclusão Social, em virtude de seu trabalho de mais de 10 anos à frente do Instituto da Gente, uma ONG em Carapicuíba, que atende a 1.800 crianças por mês.
Também pesaram na decisão da Comissão, as ações afirmativas de Netinho de Paula em prol da valorização da negritude no Brasil, assim como atos concretos em benefício das comunidades mais carentes, promovendo verdadeira inclusão social, que é uma forma explícita de sustentabilidade.
A entrega do prêmio ao artista teve lugar nos estúdios do programa Domingo da Gente, gravado em São Paulo, em 21 de dezembro, com veiculação prevista para o dia 22 de janeiro, pela Rede Record de televisão.